Folhablu | Veleiro Phoenix amplia liderança no Brasileiro da classe HPE 25 em Ilhabela


Veleiro Phoenix amplia liderança no Brasileiro da classe HPE 25 em Ilhabela

Publicado em: 2017-06-18 04:23:24

O barco paulistano Phoenix dominou o sábado em Ilhabela e ampliou a liderança no Campeonato Brasileiro da classe HPE 25, com duas vitórias e um terceiro lugar em três regatas. Faltando apenas duas provas para que a competição seja concluída neste domingo, dia 18, a tripulação comandada por Eduardo Souza Ramos, que tem o tático André Fonseca, o Bochecha, tem oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o veleiro Fit to Fly. O Dom, também de Ilhabela, assumiu o terceiro lugar entre os 24 barcos que compõem a flotilha.

 

A superioridade do Phoenix foi nítida nas duas primeiras regatas do dia, com o barco velejando praticamente sozinho. “Fizemos duas ‘largadaças’. Foi o que fez a diferença”, apontou Souza Ramos. Os adversários não tiveram oportunidade de se aproximar do líder. O trimmer (regulador de velas) Juninho de Jesus ratificou as palavras do comandante. “Velejamos muito bem e ainda tivemos sorte nas decisões. Correr regata com vento livre, sem interferência de outros barcos, fica bem mais fácil. Vamos manter o foco e nos divertir, sem pensar em título”, ressalta.

 

Até os concorrentes mais próximos ao Phoenix elogiam o desempenho de seus tripulantes desde o início do Campeonato Brasileiro, na quinta-feira, dia 15. O trimmer do Fit to Fly, Beto de Jesus, prevê um domingo intenso nas regatas decisivas. “O Phoenix é, sem dúvida, o mais rápido entre todos os barcos, mas nós também estamos andando muito, graças à experiência de nosso timoneiro Henrique Hadad, o Gigante. O domingo será difícil. Vamos tentar marcar o Phoenix e dificultar a vida deles”, prevê Beto.

 

Pela regularidade demonstrada ao longo do campeonato, o Dom assumiu a terceira colocação, entrando na briga pelo pódio. Exceção ao comandante Pedro Ludovici, paulistano, os outros três tripulantes são ilhabelenses, o que aumenta a afinidade entre o barco e a raia. “Treinamos cerca de quatro fins de semana seguidos para a segunda etapa da Copa Suzuki e também para o Brasileiro, e ainda contamos com o reforço do Renê Hormazabal, campeão do Sudeste Brasileiro de Snipe”, contou o tático do Dom, Caio Teisen.

 

As regatas deste sábado, dia 17, começaram com vento nordeste de sete a nove nós e terminaram com o leste soprando com até 12 nós de intensidade. A primeira regata deste domingo, nona e penúltima do campeonato, está prevista para largar ao meio-dia. A previsão é de vento fraco, com seis ou sete nós, variando novamente de nordeste a leste. Com a disputa da sétima regata, passou a ser incluído na classificação o descarte do pior resultado de cada embarcação.

 

Veja a galeria de fotos

Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial