Folhablu | Rodeio sedia torneio beneficente de truco


Rodeio sedia torneio beneficente de truco

Publicado em: 2013-03-03 09:02:19

O município de Rodeio sediará no sábado, dia 9, a partir das 14h30, nas dependências da Associação do Bairro Glória, o 1º Torneio de Truco de Rodeio – Troféu Peruzada. A competição tem caráter beneficente e toda a renda será revertida ao Corpo de Bombeiros Voluntários da União, que atende os municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio. As inscrições custam 60 reais por dupla e a premiação é de R$ 1 mil para os campeões e 500 reais para os segundos colocados. Interessados já podem antecipar as inscrições pelo e-mail peruzada@hotmail.com. No dia da competição, as inscrições das duplas começarão a partir das 11 horas, quando terão início também os serviços de bar e cozinha.

A proposta do grupo organizador é promover um encontro entre jogadores do esporte e praticar uma ação social que beneficiará os bombeiros voluntários. As regras da competição serão expostas no dia do torneio e a comissão organizadora espera receber 50 duplas. Cada dupla jogará, na primeira fase, três partidas. Além do prêmio em dinheiro, os primeiros colocados receberão troféu. A competição integra o calendário oficial de comemorações dos 77 anos de emancipação política de Rodeio.

Todas as despesas do evento estão sendo custeadas com a ajuda de empresas patrocinadoras, entre elas ArTop, Duplatex Têxtil, Marconcini Corretora de Seguros, Ferrari Arquitetura e Engenharia, Indaiaço, Deco Pinturas, Bar do Bin Laden, Uno Piú, RCPA Empreiteira, Moser Veículos, Villa Country, Gráfica Rodeio, Moto Paulo, Sandro Pisa, Pastelaria Caracas, Móveis e Decorações Rodeio, Carlinhos Pretti, Joel Bonacolsi Corretor de Imóveis, Madeiras Centenário, Fábrica de Esquadrias Neusa, Roldamax, Trentina FM, jornal O Corujão e Art Viva Fotografia.

Em 2001, um grupo de jovens estudantes universitários rodeenses decidiu, durante as idas e vindas a Indaial, quando faziam seus cursos superiores na antiga Asselvi, passar o tempo jogando truco. Não demorou muito e o grupo se organizou. Cada partida, no fundo do ônibus, era acompanhada por todo o grupo, tendo a torcida, muitas vezes, mais importância que os jogadores. À plateia deu-se o nome de "Peruzada" – as manifestações dos “perus de fora” eram decisivas nas jogadas. A turma permanece unida até hoje, se encontrando regularmente para praticar o jogo.

Popular jogo de cartas praticado em diversos locais da América do Sul e em algumas regiões da Espanha e Itália, o truco é jogado com o baralho espanhol, por dois, quatro ou seis jogadores, divididos em dois lados opostos. A origem do truco é incerta. Especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis.


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial