Folhablu | Escola na Vila Nova recebe torneio de goalball


Escola na Vila Nova recebe torneio de goalball

Publicado em: 2017-07-11 08:48:16

No último sábado, dia 8, a EEB Victor Hering, no bairro Vila Nova, em Blumenau, abriu as portas do seu ginásio para o goalball. Lá foi disputada a etapa de Blumenau da Copa 4 Estações. Entre os participantes, um atleta ilustre: Alex, atleta da seleção brasileira paralímpica, que disputou as Paralimpíadas do Rio de Janeiro, disputou o torneio no Victor Hering.

 

 

Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o goalball é o único esporte paralímpico não adaptado. Foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos.

 

Durante os Jogos de Toronto (1976), a modalidade foi apresentada como um esporte de alto rendimento. Um salto de grande importância, que rendeu a oportunidade de entrar de vez na grade de programação paralímpica nos Jogos de Arnhem (1980) com a categoria masculina. A disputa feminina entrou quatro anos depois na edição de Nova York (1984). Dois anos antes, em 1982, a modalidade passou a ser gerenciada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).

 

Em 1985, o professor Steven Dubner, do Cadevi, entidade de atendimento às pessoas cegas de São Paulo, apresentou a modalidade no Brasil. Entusiasmado, o professor Mário Sérgio Fontes levou para a Adevipar, do Paraná. No mesmo ano realizaram o primeiro jogo entre duas associações. Dois anos depois, em Uberlândia, Minas Gerais, aconteceu o primeiro campeonato brasileiro, sob a supervisão do professor Mário Sérgio, presidente da antiga ABDC - Associação Brasileira de Desportos para Cegos. Desde 2010, a modalidade é administrada pela CBDV.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial