Folhablu | Yes, as americanas são as donas da bola nas Olimpíadas


Yes, as americanas são as donas da bola nas Olimpíadas

Publicado em: 2018-01-24 10:35:47

Se entre os homens os norte-americanos são mais afeitos à bola oval do futebol americano, entre as mulheres, são as representantes do Tio Sam quem dão as cartas com a "redondinha" nos pés. A superioridade americana se reflete no Torneio Olímpico Feminino de Futebol. Das seis edições realizadas até o momento, os Estados Unidos levaram para casa 4 medalhas de ouro.

 

Já na estreia do futebol feminino nos Jogos Olímpicos, em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, as norte-americanas faturaram o primeiro ouro, iniciando uma grande supremacia que Alemanha e Suécia - os outros dois campeões olímpicos - precisarão de pelo menos três Olimpíadas para igualar.

 

Em 2000, na cidade de Sydney, na Austrália, a Noruega conquistou o ouro, ameaçando rivalizar com as americanas. Ameaça que não se concretizou. Os Estados Unidos levaram o ouro nas três Olimpíadas seguintes, em Atenas, Pequim e Londres.

 

No Rio de Janeiro, em 2016, a seleção americana decepcionou. Depois de passar pela primeira fase com duas vitórias nada convincentes sobre Nova Zelândia e França, e um frustrante empate com a Colômbia, as americanas caíram já nas quartas de final em uma partida em que dominaram completamente a Suécia. Depois de um empate no tempo normal e na prorrogação, as suecas venceram por 4 a 3 e tiraram as chances de mais uma medalha olímpica americana.

 

No Rio, a Suécia seria dona de mais uma façanha: além das americanas, eliminaram também as brasileiras, donas da casa e favoritas ao ouro. O Brasil perdeu a chance de disputar o ouro e na decisão da medalha de bronze, sem motivação, foi derrotado pelo Canadá. A Suécia foi derrotada na final para a forte seleção alemã por 2 a 1.

 

Em 2020, em Tóquio, a seleção norte-americana terá nova chance de reafirmar sua supremacia com a bola redonda nos pés. Mas terá que superar adversárias como as sempre fortes Alemanha, Noruega, Japão, Suécia, França e a eterna perseguidora do ouro olímpico e sempre forte seleção brasileira.

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados