Folhablu | Vítima de 'invenções' da Conmebol, Copa América no Brasil pode virar um 'Frankenstein'


Vítima de 'invenções' da Conmebol, Copa América no Brasil pode virar um 'Frankenstein'

Publicado em: 2017-09-13 15:50:08

Ela já foi vítima das invencionices da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol. Até o Japão, da longínqua Ásia, já participou dela. Estamos falando da Copa América, o torneio de seleções mais antigo da história do futebol.

 

Desde que retomou o formato de copa, com a disputa em único país, a Copa América já foi vítima de experimentações tresloucadas da Conmebol. A mais comum foi contar com a participação de países convidados da América Central e do Norte, membros da Concacaf, como Estados Unidos, Jamaica, Costa Rica e o já habitué México.

 

Pois para a Copa América de 2019, que será disputada no Brasil, a Conmebol acena com mais sandices. Já está decidido pela confederação que o torneio será disputado por 16 seleções, as dez sul-americanas e outras seis convidadas. E aí mora o problema. Correr o risco de ver o México campeão da América, vá lá, é aceitável, afinal o país está no continente americano, apesar de fazer parte de outra confederação continental. Mas como explicar que a seleção portuguesa ou a espanhola é a melhor da América?

 

Entre os possíveis convidados, ainda não definidos, fala-se nos de sempre para representar a Concacaf: México e Estados Unidos. Segundo afirma-se na imprensa, a Conmebol busca representantes de outros continentes para preencher a lista de países convidados de olho no caixa, claro. Da Europa, cogita-se a participação de Portugal e Espanha. E da Ásia, China e Japão. Fala-se ainda do interesse das seleções da Austrália e da Coreia do Sul em participar do torneio.

 

Se por um lado a Copa América pode ganhar em interesse, com participação de astros como Cristiano Ronaldo, por outro perde quando se descaracteriza, afinal nenhum outro continental admite a hipótese de ter como seu campeão uma seleção representante de outro continente. Assim, a Copa América do Brasil, em 2019, pode coroar, por exemplo, Portugal como a melhor seleção da América. Estranho? Mais estranho é continuarmos levando os dirigentes a sério.

 

Ah, esse tal de futebol é mesmo uma caixinha de surpresas...

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial