Folhablu | Espanhóis dominam a Liga Europa


Espanhóis dominam a Liga Europa

Publicado em: 2017-11-19 07:45:42

Não é de hoje que o futebol espanhol vem experimentando sua supremacia sobre o restante da Europa. Mesmo antes do título da Copa do Mundo de 2010, a Espanha já era respeitada pelas suas conquistas, sobretudo no âmbito dos clubes. Assim é na Eurocopa, assim é na Liga dos Campeões. Não é diferente na Liga Europa.

 

Antiga Copa da Uefa, com a nova nomenclatura e os novos moldes, a competição absoveu também os participantes da extinta Recopa, onde se enfrentavam em partidas de mata-mata apenas os campeões de copas nacionais de cada país europeu. O clube com maior número de conquistas na Liga Europa é o espanhol Sevilla, com 5 títulos, seguido por Liverpool, da Inglaterra, Juventus e Internazionale, da Itália, com 3 títulos cada. No total, a Espanha tem 10 conquistas, a Itália tem 9, Inglaterra 8, Alemanha 6 e Holanda 4 títulos.

 

O último campeão da Liga Europa é o Manchester United, da Inglaterra, que quebrou uma série de três conquistas seguidas do Sevilla. Neste ano, ambos disputam a Liga dos Campeões, mas de acordo com o regulamento, podem voltar para a disputa da Liga Europa ainda nesta temporada caso terminem na terceira colocação de seus grupos na Champions. Pouco provável, mas não impossível. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, o Manchester United lidera o Grupo A, com 12 pontos ganhos. Porém, a tabela de jogos restantes permite a possibilidade de um tríplice empate entre United, Basel e CSKA, todos com os mesmos 12 pontos, o que poderia jogar os ingleses para uma improvável terceira colocação e virtual "rebaixamento" para a Liga Europa. Para o Sevilla, a possibilidade parece mais real. Segundo colocado no Grupo E, o Sevilla tem 7 pontos ganhos, um a menos que o líder Liverpool, mas apenas dois pontos à frente do Spartak Moscou, terceiro colocado.

 

O fim da fase de grupos da Liga dos Campeões, aliás, pode enviar três fortes candidatos ao título da Liga Europa a partir da segunda fase: Atlético de Madrid, Napoli e Borussia Dortmund estariam hoje fora da Champions e restaria a eles, como consolação, a conquista da Liga Europa. Já na fase de grupos da própria Liga Europa quem está sobrando mesmo é a Lazio, da Itália, que tem 12 pontos ganhos, com 4 vitórias em 4 partidas. Dínamo Kiev, da Ucrânia; Steaua, da Romênia; Arsenal, da Inglaterra; e Zenit, da Rússia; também deverão carimbar passaporte para a segunda fase da competição.

 

Hoje, os espanhóis na Liga Europa são Villarreal, Athletic Bilbao e Real Sociedad. A eles e aos eventuais "reforços" vindos da Champions caberá a tarefa de manter a Espanha na linda de frente das conquistas no continente. Ainda não se sabe qual, mas um deles poderá se tornar o espanhol da vez na Liga Europa.

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial