Folhablu | Copa do Mundo Sub-20: uma nova ordem mundial e um grande vexame


Copa do Mundo Sub-20: uma nova ordem mundial e um grande vexame

Publicado em: 2017-07-31 03:53:51

Entre os dias 20 de maio e 11 de junho ocorreu a Copa do Mundo Sub-20 na Coreia do Sul. No torneio, duas constatações ficaram marcadas para o mundo: a primeira, revela que uma nova ordem vem surgindo com força nos gramados; a segunda, um grande vexame marcou uma ausência sentida.

 

 

Na Copa do Mundo Sub-20 de 2017 novas forças surgiram, com uma extraordinária surpresa. Amplamente dominada por Argentina e Brasil, que juntos venceram nada menos que 11 competições, o torneio deste ano viu chegarem à semifinal quatro seleções sem histórico de títulos. É bem verdade que três delas são grandes forças do futebol mundial, mas sem tradição no mundial sub-20. Inglaterra, Itália e Uruguai chegaram às semifinais da competição acompanhados de uma surpreendente Venezuela.

 

A seleção venezuelana foi mais surpreendente ainda. Nas semifinais, derrotou os uruguaios na decisão por pênaltis, depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal. Na outra semifinal, a Inglaterra aplicou 3 a 1 sobre a Itália. Na final, os ingleses seguraram os ímpetos dos entusiasmados venezuelanos e venceram por 1 a 0. Primeiro título inglês na Copa do Mundo Sub-20.

 

O título inglês dá um ar de renovação e frescor para o futebol daquele país, que há décadas vive de sua história e tradição, sem traduzir em campo as expectativas sempre criadas em torno de sua mística. Já a agradável surpresa venezuelana confirma o que há tempos é falado quando se pretende justificar um resultado inesperado: não há mais ninguém bobo no futebol. E a seleção da Venezuela tem entre seus jogadores nomes que podem elevar o futebol do país a outro patamar e finalmente, quem sabe, levar os venezuelanos a uma Copa do Mundo em breve.

 

O grande vexame da Copa do Mundo Sub-20 nem em campo entrou. A seleção brasileira, segunda maior vencedora do torneio com 5 conquistas, não se classificou para o mundial. Triste e sentida ausência. O Brasil perdeu a classificação na disputa do Sul-Americano no início do ano para Argentina, Uruguai, Venezuela e Equador. Um horror.

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial