Folhablu | Copa do Mundo de Clubes: todos os continentes contra a Espanha


Copa do Mundo de Clubes: todos os continentes contra a Espanha

Publicado em: 2017-04-11 15:55:31

Em dezembro será disputada a 14ª edição da Copa do Mundo de Clubes, com organização da Fifa. Ainda não se conhece nenhum dos sete participantes que disputarão o título de melhor time do mundo. Mas uma coisa é certa: todos querem acabar com a hegeminia recente dos clubes espanhóis.

 

Nos últimos três torneios só deu Espanha. Foram dois títulos do Real Madrid e um do Barcelona. Dos últimos seis campeonatos, os espanhóis venceram quatro. Desde que a Copa do Mundo de Clubes começou a ser organizada pela Fifa, a Espanha levou para casa cinco títulos.

 

A Copa do Mundo de Clubes começou a ser disputada em 1960, na época com o nome de Mundial de Clubes ou mais tarde como Copa Intercontinental. A Fifa não reconhece como oficiais essas disputas por não estarem sob sua tutela e pelo fato de que, até que a entidade assumisse a competição, ela era disputada apenas pelos campeões europeu e sul-americano. Claro que a Fifa está sozinha nessa decisão. Diga a um brasileiro que o Santos ou o Flamengo nunca foram campeões mundiais.

 

De 1960 até 1979, o Mundial de Clubes era disputado em duas partidas, uma na casa do camepão europeu e outra na casa do campeão sul-americano. Devido à violência praticada principalmente por argentino e uruguaios nos jogos em casa, que invariavelmente eram tratados como uma verdadeira guerra, os europeus se negaram a jogar na América do Sul. Foi aí que, para dar sobrevida ao torneio, decidiu-se pela disputa em partida única, disputada em campo neutro. Então, a partir de 1980, a competição começou a ser disputada no Japão. Esse formato de disputa durou até 2004. A partir daí, a Fifa que havia ensaiado assumir as rédeas em 2000, com a primeira Copa do Mundo de Clubes, no Brasil, passou a comandar a disputa. De 2005 em diante a competição passou a ser disputada de forma contínua pela Fifa, com a participação dos campeões de cada continente.

 

Somando-se todo o período de disputa, desde 1960, o Real Madrid, da Espanha, é o clube com mais conquistas - cinco. O Milan, da Itália, tem 4 títulos. Sete times aparecem logo atrás, com 3 conquistas: Internazionale, São Paulo, Boca Juniors, Nacional, Peñarol, Bayern e Barcelona. Entre os países, apesar da soberania espanhola na atualidade, o Brasil ainda lidera, com 10 títulos. Itália, Argentina e Espanha vêm logo atrás, com 9 conquistas.

 

A hegemonia atual foi responsável por colocar os espenhóis entre os principais campeões do mundo de clubes. Explica-se por que o mundo se volta contra a Espanha em 2017. Todos querem derrubar o bicho-papão da Copa do Mundo de Clubes.

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico.

 

 

Por Fábio Souza

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial