Folhablu | Copa das Confederações: de caça-níquel a prévia da Copa do Mundo


Copa das Confederações: de caça-níquel a prévia da Copa do Mundo

Publicado em: 2018-03-28 19:45:06

A cada quatro anos, sempre um ano antes da Copa do Mundo, os olhos do planeta se voltam para o país-sede do maior torneio de futebol do mundo. É quando acontece a disputa da Copa das Confederações, torneio que reúne todos os campeões continentais e serve como teste prático para o país-sede. Enfim alguma utilidade para uma competição que se iniciou como um torneio caça-níquel.

 

Quando foi criada pela Fifa e teve sua primeira edição disputada em 1992, a Copa das Confederações era apenas mais um torneio. Uma competição disputada a cada dois anos, com campeões continentais que só eram conhecidos a cada quatro anos, era o primeiro entrave para o sucesso da Federation Cup. O segundo obstáculo era dar importância a um torneio que estava fadado ao duelo entre América do Sul e Europa, com raras incursões do representante da Concacafe. Assim, nem mesmo os participantes olhavam com desejo para a Copa das Confederações.

 

Foi quando em 2001 a ficha caiu e a Fifa finalmente descobriu a salvação para a Copa das Confederações. A disputa daquele ano foi no Japão e na Coreia do Sul, países que seciariam a Copa do Mundo do ano seguinte. E só a partir daí a competição passou a ter o caráter de teste para a organização do maior evento mundial do futebol. Com a curiosidade do mundo voltada para uma prévia da Copa do Mundo e disputada em estádios tinindo de tão novos, foi a partir daí que a Federation Cup caiu no gosto do público e passou a ser encarada de forma séria pelos participantes.

 

Apesar de ter descoberto a pólvora em 2001, a Fifa só percebeu que precisava do fogo para que tudo funcionasse perfeitamente em 2005. Curiosamente, somente naquele ano a entidade que gere o futebol mundial entendeu que não fazia sentido manter a disputa a cada dois anos quando a própria Copa do Mundo e mesmo os torneios continentais são realizados a cada quatro anos.

 

Assim encerrou-se a fase caça-níqueis da Copa das Confederações e ela passou a ter o formato e objetivos que mantém até os dias atuais. Elementar.

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados