Folhablu | Com base inglesa, Grã-Bretanha pode ser pedra no caminho do bi olímpico do Brasil


Com base inglesa, Grã-Bretanha pode ser pedra no caminho do bi olímpico do Brasil

Publicado em: 2018-08-11 10:33:42

Dentro de quatro anos, a seleção brasileira de futebol adentrará os gramados de Tóquio, nos Jogos Olímpicos de 2020, em busca do bicampeonato. Contudo, o caminho até o título poderá ter uma "pedra" e tanto para atrapalhar os planos canarinhos. A Grã-Bretanha, campeã de três dos quatro primeiros torneios olímpicos de futebol, deverá ter à disposição jogadores das seleções inglesas sub-17 e sub-20 campeãs do mundo, além da possibilidade de convocar três jogadores acima dos 23 anos, como determina o regulamento.

 

Diferente de outras competições, como a Copa do Mundo, por exemplo, a Inglaterra disputa os Jogos Olímpicos sob a denominação de Grã-Bretanha, com uma compilação de atletas de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, países que compõem o Reino Unido. Entretanto, no futebol pouco - ou nenhum - material humano deverá ser aproveitado dos três últimos países. A seleção inglesa é a atual campeã mundial sub-17 e sub-20, além de ter alcançado as quartas de final da Copa do Mundo de 2018 com uma seleção jovem, mas extremamente promissora.

 

O Brasil, campeão olímpico no Rio de Janeiro, em 2016, buscará o bi depois de perseguir o título desde 1952, em Helsinque, quando teve sua primeira participação no torneio olímpico. Tão perseguido quanto distante, a seleção brasileira colecionou em suas participações inúmeros fracassos e algumas frustrações até alcançar o almejado título em 2016.

 

Já a Grã-Bretanha jamais passou pela pressão de perseguir um título olímpico inédito sem sucesso. Com três medalhas de ouro no currículo, os bretões conquistaram já o primeiro torneio olímpico, no distante ano de 1900. Depois de perder a Olimpíada de 1904, o bi e o tri chegaram nos jogos seguintes, em 1908 e em 1912. Mas, de lá pr cá, nada mais.

 

Em 2020 será a grande chance da Grã-Bretanha retomar o caminho do título. Mas terá pela frente o Brasil, que depois de décadas de busca, não quer mais se perder da estrada que leva à medalha de ouro olímpica.

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados