Folhablu | Chape faz história com vaga na Libertadores e Avaí segue sina dos catarinenses


Chape faz história com vaga na Libertadores e Avaí segue sina dos catarinenses

Publicado em: 2017-12-04 17:27:03

 

Mesmo com um campeão já definido com três rodadas de antecipação, a última rodada do Brasileirão reservou emoção para todos os lados. Foram definidos as vagas restantes para a Taça Libertadores do ano que vem, os classificados para a Copa Sul-Americana 2018 e também os clubes rebaixados para a Série B do próximo ano.

 

Na Libertadores, além de Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio e Cruzeiro, foram definidas as classificaçãoes de Flamengo, Vasco e a surpreendente e heróica Chapecoense. A Chape, a quem foi oferecida a possibilidade de não ser rebaixada por três anos no Campeonato Brasileiro em função da tragédia de um ano atrás, declinou da tentação de se vitimizar e, além de se manter na Série A, garantiu participação em sua segunda Libertadores, tudo conquistado dentro de campo.

 

O Atlético Mineiro, 9º colocado na competição, passa a torcer fervorosamente pelo Flamengo na Sul-Americana. Caso a equipe carioca conquiste o título em cima do Independiente, da Argentina, classifica-se diretamente para a fase de grupos da próxima Libertadores e abre mais uma vaga, que será do Galo mineiro.

 

Se der tudo errado para o Mengo na final da Sul-Americana, o Atlético Mineiro fica fora da Libertadores e vai disputar a própria Sul-Americana, acompanhado de Botafogo, Atlético Paranaense, Bahia, São Paulo e Fluminense. O Sport, 15º colocado no Brasileirão, também torce pelo rubro-negro carioca na Sul-Americana. Com o título do Fla e a ida do Atlético para a Libertadores, quem fica com a última vaga brasileira para a Sul-Americana é o próprio rubro-negro pernambucano.

 

Se a Chape fez bonito no Brasileirão e orgulhou os catarinenses, o Avaí seguiu a sina dos demais catarinenses que conquista vaga na Série A: viver na gangorra do sobe e desce entre as séries A e B. O estado de Santa Catarina, sem sombra de dúvidas, foi o que mais evoluiu no futebol brasileiro. Nos últimos anos, tem sido constante a participação de mais de um representante do estado na Série A do Brasileiro. O problema é que as equipes catarinenses têm vivdo entre o sonho de subir da Série B para a A e, no ano seguinte, o pesadelo de cair da A para a B. Foi o que ocorreu com o Avaí. O clube marcou 2017 com seu retorno à Série A e finaliza o ano retornando para a B.

 

Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético Goianiense darão lugar em 2018 a América Mineiro, Internacional, Ceará e Paraná na Série A. Aos catarinenses, com exceção à Chapecoense, que é um dos cinco clubes brasileiros que não conhecem o significado da palavra rebaixamento, resta a missão de começar a nadar todo o caminho de novo e tentar chegar ao fim de 2018 sem a incômoda sensação de quem morreu na praia mais uma vez.

 

 Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

Foto: Sirli Freitas

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial