Folhablu | Um Dream Team 'de saia'


Um Dream Team 'de saia'

Publicado em: 2018-07-17 15:40:21

 

Em 1992, os Estados Unidos reuniram pela primeira vez na história do basquete suas principais lendas da NBA e levaram à Olimpíada de Barcelona uma seleção masculina que ficou conhecida como Dream Team, o time dos sonhos. Curiosamente, naquele mesmo ano a seleção norte-americana feminina perdeu a medalha de ouro pela última vez, o que a iguala ao time masculino em número de títulos olímpicos na era dos profissionais da liga americana. As campanhas das norte-americanas desde então sugerem que o time feminino dos Estados Unidos seja uma espécie de time dos sonhos "de saia".

 

Coincidência ou não, foi também em 1992 que um grupo de 12 repúblicas da extinta União Soviética disputaram -  e venceram - unidas, pela última vez, com o nome de Comunidade dos Estados Independentes (Cei), uma edição dos Jogos Olímpicos. O título conquistado sobre a China com uma vitória por 76 a 66 foi o derradeiro suspiro soviético em uma Olimpíada. Naquele ano, as norte-americanas ficaram com a medalha de bronze após vencerem Cuba por 88 a 74. Depois disso, só o ouro reluz no peito das americanas.

 

Em 1996, o reinado das americanas iniciou com um "passeio" sobre o então campeão do mundo Brasil por 111 a 87, com Hortência, Paula, Janeth e companhia em quadra. Em 2000, 2004 e em 2008 a vítima foi a Austrália, que se tornou "freguesa de carteirinha" dos Estados Unidos. Em 2012, na Olimpíada de Londres, foi a vez da França sucumbir à supremacia americana.

 

No Rio, em 2016, a superioridade norte-americana foi tamanha, que em oito partidas disputadas, com - claro - oito vitórias, em apenas duas delas, os Estados Unidos não alcançaram a marca dos 100 pontos. Ainda assim, em uma delas a equipe aplicou 19 pontos de diferença sobre a França e, na outra, 30 pontos sobre o Canadá.

 

Em contraponto à consagração americana, foi também no Rio de Janeiro, em 2016, que a seleção brasileira colocou os pés no fundo do poço - espera-se. Em cinco jogos disputados, foram cinco derrotas e, de quebra, a penúltima colocação geral no torneio feminino de basquete, entre 12 participantes.

 

Acompanhe a tabela completa, com classificação, campeões e regulamento no Placar Eletrônico, clicando no banner abaixo.

 

 

Por Fábio Souza

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial