Folhablu | Tim encerra 2016 com recuperação de receita, forte crescimento no pós-pago e liderança no 4G


Tim encerra 2016 com recuperação de receita, forte crescimento no pós-pago e liderança no 4G

Publicado em: 2017-03-13 14:09:19

Em 2016, a Tim traduziu os grandes investimentos em infraestrutura e a eficiente gestão operacional em resultados financeiros sólidos. O crescimento anual de 33,5% na margem EBITDA normalizada - maior marca em sete anos - e a recuperação das receitas, evidenciam um período de grande evolução. O resultado foi impulsionado também por um cenário macroeconômico ainda caracterizado por indicadores negativos, mas que já mostra os primeiros sinais de recuperação. Nesse contexto, a companhia consolidou sua estratégia de construir uma base de clientes de valor, com foco na oferta de dados e de serviços digitais.

 

Líder na cobertura do 4G no país, a Tim encerrou 2016 com mais de 1.200 cidades com a tecnologia de quarta geração, cobrindo 74% da população urbana. A expectativa é fechar 2017 acima de 2 mil cidades atendidas, contemplando 90% da população urbana do Brasil. A expansão da cobertura possibilitou o salto da base pós-paga para 23% da base total de clientes. A companhia tem hoje quase 17 milhões de linhas no segmento 4G, com um crescimento de 137% em comparação com o mesmo período de 2015.

 

Em paralelo, a Tim manteve o esforço contínuo para avançar com seu Plano de Eficiência, reduzindo em 12% seus custos operacionais normalizados (Opex). Em um ano, a gestão realizou mais de 70% da meta de R$ 1,7 bilhão, traçada para o período de 2016-18.

 

“A Tim chega em 2017 sólida, confiante e preparada para continuar liderando os principais movimentos do setor, apostando cada vez mais em uma robusta rede de dados combinada com a oferta de serviços digitais inovadores. Direcionamos cerca de 85% dos nossos investimentos para a infraestrutura no último ano, o que permitiu suportar mais que o dobro do tráfego de dados de 2015 e oferecer a melhor experiência de uso para os consumidores. Vamos aprofundar essa estratégia ao longo de 2017, com a perspectiva de chegar ao fim do ano com mais de 2 mil cidades brasileiras conectadas com a tecnologia 4G e seguir com a expansão de base pós-paga atraída por ofertas de valor”, explica Steffano de Angelis, CEO da Tim Brasil.

 

Ao longo do último ano, a Tim registrou um aumento contínuo da receita média por usuário (ARPU) no quarto trimestre de 2016, que chegou a R$ 19,2, estimulado pela demanda por dados e serviços inovativos.

 

Com o fortalecimento da base de valor, a operadora atingiu em dezembro o maior percentual de clientes pós-pagos dos últimos nove anos, passando a representar 23,5% do total da sua base. Além disso, fechou 2016 com 16,9 milhões de usuários do 4G.

 

Atenta à crescente demanda por dados e serviços inovativos, a Tim reformulou seu novo portfólio pós-pago e controle, incluindo música, leitura e backup nos planos, já incluídos no valor da franquia mensal, sem cobranças adicionais.

 

Os fortes investimentos em rede ao longo dos últimos anos e uma gestão do espectro eficaz e inovadora garantiram à Tim a liderança disparada na cobertura 4G no mercado brasileiro. Na comparação ano a ano, a operadora mais que triplicou o número de cidades conectadas, somando duas vezes mais o número de locais cobertos em relação à segunda colocada no ranking. Vale destacar que o número de usuários da tecnologia 4G mais que dobrou, impulsionando o uso de dados em aparelhos de quarta geração. Até o fim de dezembro, 59% do total de tráfego de dados foi gerado em aparelhos 4G.

 

Os esforços de gestão dentro do Plano de Eficiência 2016-2018 já garantiram que a operadora atingisse 1,2 bilhão dos 1,7 bilhão traçado para o período.

 

Essa eficiência é fruto não só de um rígido controle de custos, mas de ampla revisão de processos de despesas e negociações com parceiros que permitem atingir com eficiência plenamente os objetivos operacionais e de investimentos.

 

Veja a galeria de fotos

Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial