Folhablu | Setor portuário privado ressalta crise de imagem do país e prejuízos contratuais com importadores


Setor portuário privado ressalta crise de imagem do país e prejuízos contratuais com importadores

Publicado em: 2018-05-24 18:55:00

90% das exportações do Brasil passam pelas empresas que formam a Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP). Sem o recebimento das cargas, os terminais de uso privado (TUPs) sentem o impacto em suas atividades e, consequentemente, o escoamento do produto brasileiro é atingido. O resultado deste cenário é a penúria da sociedade que se vê ameaçada pela falta de provisionamento, não apenas de combustíveis, fator deflagrador da greve, como desabastecida pela falta dos produtos essenciais, como de saúde e saneamento.

 

Outro reflexo da paralisação é a perda de confiança no mercado internacional. O atraso do carregamento dos navios nos portos leva à quebra do fluxo logístico, gerando multas contratuais pois as commodities já foram vendidas. Os importadores esperam receber nas datas acordadas em contrato. O prejuízo financeiro está atrelado à fragilização da imagem do Brasil e da competitividade.

 

“As commodities, uma vez vendidas, os importadores determinam prazos para a entrega. Quando existe quebra desse fluxo, poderá haver multas contratuais, causando mais do que danos financeiros às empresas, um impacto na imagem do Brasil para o mercado internacional”, alerta Barbosa.

 

A expectativa da ATP, junto às empresas associadas, é de que o governo federal feche acordo, o mais breve possível, para reverter o quadro de caos instalado. Para a entidade, a situação deve ter um desfecho nas próximas horas para evitar que os prejuízos se tornem irreversíveis para o setor.

 

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial