Folhablu | Pesquisa vai levantar obrigações acessórias enviadas em duplicidade ao governo


Pesquisa vai levantar obrigações acessórias enviadas em duplicidade ao governo

Publicado em: 2016-11-22 01:17:33

Considerando a entrada em vigor do Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital (Sped), o Sistema Fenacon Sescap/Sescon, com apoio dos 37 sindicatos que representa, iniciou uma pesquisa sobre as obrigações acessórias. O estudo tem como objetivo levantar a quantidade de informações enviadas em duplicidade ao Fisco e basear proposta de simplificação e, até mesmo, eliminação de procedimentos, que será levada aos poderes constituídos.

 

Todas as obrigações que não envolvem diretamente o pagamento de tributos são consideradas acessórias. Entre elas, a emissão de nota fiscal dos produtos ou serviços, a elaboração de declarações como a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e a emissão da folha de pagamento das empresas. “Muitas das informações contidas nas obrigações acessórias já são contempladas pelo Sped, mas precisam ser enviadas novamente ao Fisco, por outro formulário ou sistema específico”, avalia o presidente da Fenacon, Mario Berti.

 

Após identificar os pontos repetitivos na estrutura da administração tributária, a entidade vai apresentar ao governo federal sugestões de melhorias. “Estamos construindo uma nova avaliação sobre a necessidade das obrigações acessórias com o intuito de otimizar o tempo, reduzir custos e contribuir com a qualidade das informações prestadas pelas empresas”, ressalta Berti.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial