Folhablu | Especialista dá dicas para usar o 13º salário com sabedoria


Especialista dá dicas para usar o 13º salário com sabedoria

Publicado em: 2017-12-15 11:37:36

 

Ao receber o 13º salário, milhões de trabalhadores começam a fazer planos de como usarão o dinheiro extra na organização das contas e do pagamento de débitos pessoais. Segundo pesquisa recente realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os consumidores apresentam uma disposição maior para consumir em relação ao ano passado, porém, a maioria das pessoas (42,9%) pretende aproveitar o benefício para liquidar dívidas.

 

Para o especialista, coordenador da área de gestão e negócios do Senac Osasco, uma dica importante para aqueles que querem utilizar a renda extra para começar o ano no azul é selecionar com sabedoria as contas que serão quitadas. “Nem sempre o dinheiro recebido no 13º é suficiente para pagar todas as dívidas. Neste caso, é importante priorizar aquelas que possuem maior taxa de juros, como cartão de crédito e cheque especial”, recomenda.

 

Ele também reforça a importância de fazer uma lista das principais pendências financeiras antes de sair gastando o salário extra, já que todo começo de ano costuma vir acompanhado de muitas despesas, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, entre outras. Para quem não abre mão das compras, o especialista orienta que se aproveite o dinheiro na mão para a realização de compras à vista. “Desta forma é possível diminuir o gasto com juros e, inclusive, conseguir descontos”, lembra.

 

Ainda segundo o coordenador, depois de pagar as dívidas, o ideal é fazer uma reserva para as emergências: “É um bom momento para adquirir uma postura mais consciente em relação à necessidade de poupar. Ainda que não sobre muito dinheiro, é importante definir ao menos uma parte do 13º salário com este objetivo”, finaliza.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados