Folhablu | Transformação digital revoluciona carreira do profissional de TI


Transformação digital revoluciona carreira do profissional de TI

Publicado em: 2017-05-31 09:09:53

Sem dúvidas, um momento crucial na vida da maioria das pessoas é o de decidir sua carreira. Enquanto alguns estão certos do que querem seguir, outros ainda precisam entender um pouco mais de cada área e as possibilidades antes de tomar uma decisão. Quando falamos em trabalhar com tecnologia da informação, muitas pessoas associam ao suporte técnico de computadores. Mas a carreira em TI vai muito além disso, com possibilidades variadas em diversos segmentos.

 

Os dispositivos inteligentes e conectados e os novos aplicativos que surgem constantemente também necessitam de desenvolvimento, programação, monitoramento e manutenção, e isso gera aumento de demandas por mão de obra especializada pelos recrutadores. “Com a transformação digital, a tendência é que a TI seja essencial para as mais variadas indústrias, atuando como agente direcionador dessa evolução. E isso vai gerar inúmeras, e interessantíssimas, oportunidades para profissionais, que vão muito além de consertar computador. É uma verdadeira revolução que atinge o mundo inteiro”, afirma Leonard Wadewitz, diretor para América Latina e Brasil da CompTIA, a maior associação de tecnologia do mundo.

 

Hoje um simples processo de impressão permite a produção de objetos decorativos, comida (com ingredientes, ao invés de tinta) e até próteses para pessoas com deficiência - que já são realidade na impressão 3D. Ainda, utilizando a 4D com materiais especiais, é possível criar algo que reaja diante de um estímulo externo, como o contato com a água ou mudança de temperatura.

 

Além disso, a tecnologia já é uma grande aliada no diagnóstico e até na cura de doenças, possibilitando tomar medidas de precaução baseadas em dados de análises preditivas. Isso permite atrasar ou mesmo impedir o aparecimento de problemas como hipertensão ou diabetes. O crescimento exponencial desses dispositivos requer profissionais de TI com capacidades específicas, já que se tratam de aparelhos cujo funcionamento ininterrupto seja garantido.

 

Leonard ressalta que cada profissional precisa levar em consideração qual a ocupação adequada para cada perfil de trabalho, pois existem profissionais de TI que são mais técnicos (execução de sistemas e soluções tecnológicas), enquanto outros estão mais voltados aos negócios, como área comercial e relacionamento com clientes.

 

Hoje em dia, com a TI, também já é possível criar ambientes de interação - combinando os mundos físicos e digital.

 

“Aproveitar oportunidades na TI exige dedicação e conhecimento, mas hoje os recrutadores pedem que os candidatos comprovem suas especialidades, já que muitos iniciam suas carreiras antes mesmo de uma graduação. A CompTIA trabalha para atestar o desenvolvimento dos profissionais, suas habilidades e gerar uma visão crítica”, finaliza o diretor.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial