Folhablu | Furb lança primeiro curso de dança de Santa Catarina


Furb lança primeiro curso de dança de Santa Catarina

Publicado em: 2017-07-03 15:19:05

O curso de licenciatura em Dança da Furb começará as aulas no próximo dia 26, juntamente com os demais cursos de graduação, ofertando 30 vagas. É o primeiro curso de dança do estado de Santa Catarina e um anseio antigo da comunidade artística catarinense. Vai preparar o estudante para exercer a profissão de professor e bailarino, por meio de estudos teóricos e práticos.

 

Nesse semestre, a entrada se dará por processo seletivo especial, para o turno matutino. As inscrições e matrículas iniciam no dia e vão até 4 de agosto.

 

Segundo o coordenador do curso, o professor Marco Aurélio da Cruz Souza, a formação deste curso terá o foco na docência, no pesquisador e no artista, sendo essa constituída em um núcleo: formação didático-pedagógica, e quatro campos: disposição poética, formação estética/estésica e ética, formação teórica e competências técnicas.

 

"Desta forma, o licenciado em dança da Furb se constituirá num professor-artista-pesquisador capaz de assumir a função de agente da transformação sociocultural por meio da dança, que conhece e domina as técnicas e metodologias da dança e da docência em dança, numa perspectiva crítica diante da realidade artística e educacional com vistas à compreensão, análise e interação das manifestações culturais", explica.

 

O corpo docente para a primeira fase será composto por professores da casa e à medida que o curso for acontecendo será necessário realizar concursos para completar a equipe, afirma o coordenador.

 

A comissão de criação do curso foi composta pelos professores Carla Carvalho, Karla Lucia Bento, Marco Aurélio da Cruz Souza e Roberto Murphy, e tiveram apoio incondicional da professora Rita Buzzi Rausch, diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) e do reitor João Natel. "Com a abertura do curso, a Furb é uma das poucas universidades do país que oferece graduação nas quatro linguagens da arte: artes visuais, música, teatro e dança", destaca a professora Rita.

 

A reivindicação pelo curso de dança no estado integra um conjunto de ações nacionais e estaduais dos artistas da dança que visam gerar maior reconhecimento ao setor, bem como pela regulamentação da profissão e melhoria do acesso a informações especializadas.

 

Este curso também pretende preencher a lacuna existente na região do Vale de Itajaí no que se refere à formação docente coerente com as especificidades da atualidade e à pesquisa em arte no que tange a processos metodológicos de ensino-aprendizagem, processos criativos e teoria em dança.

 

São muitas as evidências desta necessidade da criação deste curso, haja vista que o estado possui forte tradição de dança, pontua o coordenador.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial