Folhablu | Secretaria de Agricultura de Concórdia informatiza processos com tecnologia integrada


Secretaria de Agricultura de Concórdia informatiza processos com tecnologia integrada

Publicado em: 2018-07-03 16:49:05

Entre as 20 maiores economias catarinenses, o município de Concórdia concentra a maior parte de seu crescimento no agronegócio, destacando-se como o principal produtor de milho do estado. A agricultura representa de 60 a 70% de sua economia e vem agregando inovação aos processos gerenciados pela prefeitura. Entre as soluções implantadas recentemente está o Workflow, funcionalidade do aplicativo Atende.Net, uma solução pioneira que agiliza a gestão e o atendimento em prefeituras, desenvolvido pela empresa catarinense IPM Sistemas.

 

Com a tecnologia, a Secretaria de Agricultura é capaz de acompanhar e documentar os processos executados tanto pela administração quanto pelos agricultores, criando um sistema único integrado à base de dados do município. A implantação ocorreu em fevereiro de 2018 e possibilitou a informatização de todos os processos relacionados à pasta, agregando diversos benefícios à rotina dos gestores e dos cidadãos.

 

De acordo com Marcelo Kiefer, técnico tributário da Área de Tributação da IPM Sistemas, foi realizada uma análise das necessidades da secretaria antes da implantação, que levantou as principais demandas gerenciais e práticas do setor. “Após o mapeamento de todos os processos, foram desenvolvidos aproximadamente 20 fluxos customizados para gestores e agricultores, além de relatórios que facilitam o controle de produtividade e agendamento de horas de trabalho de máquinas por requerente e por localidade”, afirma.

 

Entre os fluxos criados estão a solicitação de horas-máquinas e materiais genéticos, além da inspeção, vistoria de estabelecimentos e exames em animais. A partir do Workflow, a Secretaria visualiza os processos em fluxogramas, que descrevem a situação atual de cada atividade e facilita o acompanhamento das pendências e materiais utilizados. Assim, é possível otimizar o uso de recursos e a definição de prioridades, integrando diferentes áreas da administração. Os gestores conseguem acompanhar pela ferramenta o andamento de solicitações, tornando a gestão mais transparente e ágil.

 

A solução permite a geração automática de taxas e carnês, o controle das horas executadas por cada máquina agrícola, localidade e operador. Também é possível verificar, de forma visual e prática, os benefícios recebidos por cada requerente e a produtividade do setor. “A ferramenta permitiu a atualização cadastral de produtores e a cobrança de dívidas de períodos anteriores. Além disso, ajudou a reduziu gastos com pessoal”, relata Mauro Martini, secretário de Agricultura de Concórdia.

 

O case de implantação concorreu com outros 100 no estado de Santa Catarina e foi selecionado no quesito gestão eficiente para ser apresentado durante o Congresso de Prefeitos. O evento reuniu em Florianópolis, no início de junho, um público de 2 mil participantes em palestras, feira e atividades voltadas para a administração pública nos municípios.

 

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico  em Rio do Sul, conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo país.

 

 


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