Folhablu | Raimundo Colombo participa da abertura da Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho


Raimundo Colombo participa da abertura da Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho

Publicado em: 2013-01-23 16:14:19

Na região oeste de Santa Catarina a maioria dos municípios tem a sua base econômica na agricultura familiar. A agropecuária é um segmento fundamental da economia que corresponde a cerca de 30% do Produto Interno Bruto (Pib) do estado. Para prestigiar o setor, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, participaram nesta quarta-feira, dia 23, em Pinhalzinho, da abertura oficial da 15ª Itaipu Rural Show. Colombo destacou que o estado representa 1,1% do território brasileiro, 3% da população e é o maior produtor de suínos, o segundo maior produtor e exportador de aves e agora o quarto maior produtor de leite do Brasil. “Esses dados evidenciam a qualidade empreendedora dos catarinenses. É um orgulho para o nosso povo, mostra a organização e o espírito cooperativo, e é o que estamos comemorando hoje aqui.”

A feira, que vai até este sábado, dia 26, no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias, teve o apoio do governo do estado por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no valor de R$ 80 mil. O tema da feira é a propriedade rural sustentável. A Itaipu Rural Show mostra aos participantes a evolução e as tendências do agronegócio, reduzindo custos e aumentando a produtividade. “Essa feira é uma vitória do oeste, com um excelente resultado em favor da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, avaliou o governador.

Organizada pela Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu), o evento apresenta diversos exemplos de como estruturar uma propriedade para que se torne sustentável. Além disso, os agricultores poderão observar uma maquete ambiental que demonstra uma propriedade sustentável. No setor leiteiro, haverá variedades de pastagens, irrigação, nutrição e reprodução animal. Os avicultores encontrarão novidades em equipamentos, como os painéis de comando automatizados. No estande da Secretaria de Estado da Agricultura e da Epagri, os agricultores verão a produção de alimentos sem o uso de produtos químicos.

Para o secretário da Agricultura, João Rodrigues, a Itaipu Rural Show é um evento consolidado e confirma que a organização familiar do oeste está se destacando cada vez mais. “Estamos aqui para valorizar essa feira tão importante para o estado e para a região. Ela representa o fortalecimento do espírito comunitário cooperativo.”

O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, disse que a feira tem a participação de mais de 300 expositores, com a expectativa de receber uma média de 50 mil visitantes. “A Itaipu traz todas as novidades do agronegócio e tecnologia do país no setor da agricultura para o pequeno e médio produtor rural. É uma maneira rápida para transferir essas informações aos produtores da região.”


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial