Folhablu | Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana será lançado nesta terça-feira, dia 21, em Corupá


Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana será lançado nesta terça-feira, dia 21, em Corupá

Publicado em: 2016-06-21 09:30:56

Santa Catarina terá Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana. Mais de mil bananicultores do litoral norte se uniram e criaram o Caderno de Campo Digital, que permitirá o registro diário das atividades de campo do produtor rural utilizando um dispositivo eletrônico como, por exemplo, um smartphone ou um tablet. A intenção é padronizar os registros de campo, reduzindo erros e garantindo informações mais detalhadas sobre a produção de bananas em Santa Catarina.

 

O projeto contou com investimentos de R$ 500 mil, sendo R$ 400 mil apoiados pelo Programa SC Rural. O Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana será entregue oficialmente aos produtores nesta terça-feira, dia 21, às 19 horas, em Corupá, com a presença do secretário de estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

 

A Rastreabilidade da Produção de Banana envolve nove associações de bananicultures e duas cooperativas da região de Jaraguá do Sul. O Caderno de Campo Digital permite que os produtores façam o controle das atividades realizadas no manejo do pomar, como o plantio de novas áreas, desbaste, desfolha, eliminação do coração e pencas, ensacamento, adubação, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, e registrará as colheitas. Com esses dados, o produtor poderá rastrear a sua produção e os consumidores poderão conhecer a origem da fruta, identificando o processo desde a produção até a distribuição.

 

O Caderno de Campo Digital atende aos requisitos legais e a demanda de comercialização. Com um produto rastreado, os bananicultores terão uma fruta diferenciada no mercado, com o aprimoramento do controle de qualidade e melhorando a comunicação com o cliente final.

 

A Rastreabilidade da Produção de Banana é uma iniciativa da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), Associação dos Produtores Rurais de Garuva (APRGaruva), Associação dos Bananicultores de Guaramirim (ABG), Associação de Bananicultores de Jaraguá do Sul (Abajas), Associação dos Bananicultores do Município de Luís Alves (Abla), Associação dos Produtores de Banana de Massaranduba (Aprobam), Associação dos Bananicultores de São João do Itaperiú (Asbasji), Associação dos Bananicultores do Município de Schroeder (ABS), Associação dos Bananicultores de Joinville (Asbanville), Cooperativa dos Agricultores Familiares de Massaranduba (Cooperbam) e Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo.

 

O lançamento da Rastreabilidade da Produção de Banana encerra o roteiro do secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, pela região de Jaraguá do Sul nesta terça-feira, dia 21.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial