Folhablu | Gestão pode contribuir para melhorar o desempenho da bovinocultura no Brasil


Gestão pode contribuir para melhorar o desempenho da bovinocultura no Brasil

Publicado em: 2015-12-25 10:20:42

O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, com cerca de 209 milhões de bovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a atividade pecuária é responsável por um terço do Produto Interno Bruto (Pib) do setor agrícola. Mas apesar dessa importância, os níveis de produtividade no país estão abaixo da real potencialidade, se comparado com outros países. Os Estados Unidos, por exemplo, conseguem produzir quatro vezes mais carne com um rebanho menor que o Brasil. E grande parte desses resultados passa pela gestão do negócio.

 

E é com foco nesse modelo que a JetBov vem trabalhando e garantindo resultados para pequenos e médios produtores. Ela desenvolveu um sistema que é pioneiro no Brasil voltado para a bovinocultura de corte, que permite ao produtor, de forma simples e prática, gerenciar toda a atividade da fazenda, com padronização e qualidade no processo, e ainda cuidando de todos os custos envolvidos na produção. “Através do celular ou tablet, o produtor pode acessar as informações que são relevantes para o seu negócio e acompanhar todos os indicadores, desde o ganho de peso do animal, vacinas e gestão do rebanho”, explica o diretor executivo da JetBov, Xisto Alves.

 

O sistema, muito semelhante a um aplicativo, tem como diferencial o que há de mais moderno em tecnologia de armazenamento de dados - cloud storage ou armazenamento em nuvem -, que disponibiliza a informação a qualquer momento e lugar, bastando para isso ter o acesso à internet. Outro diferencial em relação aos sistemas tradicionais é que ele não exige pagamento de licença e investimento em instalação. “A solução foi desenvolvida para tornar o uso agradável e para trazer agilidade ao produtor, que não precisa perder tempo com planilhas e sistemas complicados”, comenta Alves.

 

E a obtenção de informações de maneira simplificada foi um dos motivos que fez a pecuarista de São Miguel do Iguaçu (PR) Fernanda Salbego Colombari de Almeida optar pelo sistema da JetBov - depois de testar cerca de dez sistemas diferentes. “Eu consigo as informações que são relevantes para o meu negócio de maneira simples e rápida, diferente de outros sistemas complexos que pediam para cadastrar muitos dados”, destaca. Segundo ela, com pouco mais de cinco meses de uso, o sistema já possibilitou levantar dados como o desempenho do animal e a sua rentabilidade na venda da carne.

 

A vantagem de ser um sistema especializado na pecuária de corte também fez com que o pecuarista de Lages Jackson Silva Lins adotasse o JetBov na propriedade. “Isso faz com que eu obtenha os dados e informações que eu preciso”, diz. E a facilidade na navegação é outro diferencial citado por Lins. “Muitas vezes é o próprio funcionário que lança os dados. E com sistemas convencionais precisaria contratar outra pessoa para operar. Agora isso não é mais necessário”, destaca.

 

A JetBov, com sede em Joinville, foi uma das 92 finalistas de um total de 729 inscritas no InovAtiva Brasil - programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para a capacitação, a mentoria e a conexão com o mercado voltado para startups nacionais. Ela foi considerada inovadora por levar inteligência e tecnologia em gestão para a cadeia produtiva da carne, sendo a primeira no Brasil a trabalhar este modelo exclusivamente com a bovinocultura de corte.

 

Quem tiver interesse, pode testar o sistema gratuitamente. Basta acessar www.jetbov.com.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial