Folhablu | Deputado Altair Silva participa do Fórum Mais Milho, em Chapecó


Deputado Altair Silva participa do Fórum Mais Milho, em Chapecó

Publicado em: 2017-07-21 04:10:57

O deputado estadual Altair Silva (PP) participou na terça-feira, dia 13 de junho, representando a Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc, do Fórum Mais Milho. Os desafios para o setor produtivo de grãos e as oportunidades da proteína animal foram debatidos pelas principais lideranças do setor do Sul do país.

 

O evento, que aconteceu em Chapecó, no Centro de Eventos Plínio de Nes, reuniu os secretários da Agricultura de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, Moacir Sopelsa, Ernani Polo e Norberto Ortigara, entre outros especialistas e representantes dos setores produtivos, que debateram em três painéis o cenário da produção de milho no país e as alternativas para equilibrar a oferta e a demanda de grão no Sul do país.

 

Santa Catarina, assim como os três estados do Sul, é um importante produtor de carne e leite, e consome 6 milhões de toneladas de milho/ano, ou seja, o dobro do que o estado produz. Conforme Altair Silva, o milho, principal matéria-prima das agroindústrias, precisa ter custos acessíveis e uma remuneração desejável a quem produz. ”Santa Catarina é o único estado que não produz a demanda suficiente de milho, produzindo apenas a metade do que consome. A crise de 2016 fez com que o milho elevasse os valores e agora com a supersafra, o preço do milho está abaixo dos custos de produção. Vivemos o efeito gangorra nos preços. Precisamos criar políticas públicas em parceria com a iniciativa privada para equalizar a oferta e a demanda de grãos”, afirma Silva.

 

O governador Raimundo Colombo participou da abertura do evento, que contou com a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.

 

A programação iniciou às 13h30 e contou com a transmissão ao vivo pelo Canal Rural, que dividiu em três painéis as discussões, sendo Políticas Públicas que Podem Ajudar no Equilíbrio Financeiro da Cultura do Milho o primeiro, com a participação dos secretários de Agricultura do Sul do país e a moderação realizada pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Glauber Silveira.

 

O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, mediou o segundo painel, Como as Indústrias e Produtores Podem Buscar Equilíbrio de Preços do Milho. O representante da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Odacir Zonta; o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mário Lanznaster; o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico; e o economista e comentarista do Canal Rural Ivan Wedekin; participaram da discussão.

 

O último painel, Estímulos para o Agricultor Produzir Milho - Aspectos Econômicos e Técnicos, contou com a participação do diretor estadual de Extensão Rural da Epagri, Paulo Lisboa Arruda; o presidente da Fecoagro, Claudio Post; o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin; e o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. O comentarista do Canal Rural Bendito Rosa foi o moderador.

 

No período da manhã, o deputado Altair Silva (PP) participou de um evento no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf), onde os três estados do Sul, através dos seus secretários da Agricultura, assinaram uma portaria que cria um Comitê Interestadual de Sanidade da Pomicultura (Cisp), para defender a sanidade nos pomares de maçã. A intenção do comitê é propor medidas conjuntas para assegurar ações de vigilância e defesa de pragas e doenças quarentenárias que afetam a pomicultura.

 

Veja a galeria de fotos

Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial