Folhablu | Audiência no Ministério da Agricultura discute a possível importação de maçãs da China


Audiência no Ministério da Agricultura discute a possível importação de maçãs da China

Publicado em: 2015-12-08 15:33:46

Os fruticultores catarinenses estão preocupados com a possível importação de maçãs e peras da China. Nesta terça-feira, dia 8, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca acompanha audiência de representantes do setor produtivo catarinense com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, em Brasília. Durante a reunião serão discutidos os impactos e riscos fitossanitários caso seja permitida a entrada de maçãs e peras da China no Brasil.

 

O secretário adjunto da Agricultura, Airton Spies, estará em Brasília acompanhando os representantes do setor produtivo. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, o que mais aflige os produtores é a questão fitossanitária, principalmente para evitar a reintrodução da Cydia pomonella, também conhecida como traça da maçã, nos pomares do país. Há mais de um ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou que o Brasil está livre da praga, um feito inédito no mundo. E, para manter esse status e garantir a segurança dos pomares, os produtores pedem que o país estabeleça requisitos fitossanitários rígidos para importação de frutas hospedeiras da traça da maçã.

 

A importação de frutas da China pode representar ainda grandes prejuízos para os fruticultores catarinenses. Atualmente, a China responde por quase metade da produção mundial de maçã e por 70% da produção mundial de pera. A produção chinesa é 31 vezes maior do que a brasileira. Devido à grande quantidade produzida e aos subsídios do governo chinês, a maçã chinesa chegaria ao mercado brasileiro com um preço menor do que o custo de produção em Santa Catarina.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial