Folhablu | Perda precoce dos dentes de leite pode acarretar problemas na erupção dos permanentes


Perda precoce dos dentes de leite pode acarretar problemas na erupção dos permanentes

Publicado em: 2017-02-25 19:30:32

Os dentes decíduos, mais conhecidos como dentes de leite, são fundamentais para manterem na arcada dental da criança os espaços necessários à erupção correta dos dentes permanentes, evitando problemas futuros. Além disso, em equilíbrio com a musculatura oral, exercem um papel essencial na mastigação, fonética, deglutição e estética. Por isso, é preciso cuidá-los e evitar sua perda precoce, aquela que ocorre pelo menos um ano antes da queda natural, que costuma acontecer a partir dos 5 ou 6 anos de idade.

 

Dentre as causas para essa perda antecipada estão restaurações inadequadas, anquilose (quando há fusão da raiz do dente ao osso), traumatismo (quedas e acidentes), a própria reabsorção precoce da raiz dos dentes decíduos (um dos principais motivos) e as cáries. “É muito importante cuidar dos dentes de leite fazendo uma boa higiene oral diariamente, manter uma dieta alimentar saudável e fazer visitas regulares ao dentista”, afirma a odontopediatra do Seconci-SP, Cristina Strake Brandi.

 

Mesmo as crianças menores, que ainda se alimentam apenas de leite materno ou mamadeira, já precisam de cuidados para não desenvolver a chamada “cárie de mamadeira”. A especialista reforça a importância de limpar frequentemente a gengiva do bebê com gaze ou algodão e água, para evitar o acúmulo do leite na boca.

 

A queda precoce do dente de leite pode acarretar diversos problemas nas crianças: distúrbios fonéticos, extrusão do dente antagonista (quando ultrapassa a linha normal de oclusão), má deglutição e desenvolvimento de hábitos nocivos à saúde bucal, além de problemas de cunho psicológico (por exemplo, pela vergonha de sorrir).

 

Como o público infantil ainda não tem tanta habilidade para escovar os dentes, a especialista explica que é importante que os pais ou responsáveis tenham atenção redobrada. “Mesmo quando os pequenos passam o dia na escola ou com um cuidador, é importante que os pais façam a primeira e a última escovação do dia para acompanhar a higiene bucal e ter certeza de que está tudo correto”.

 

A doutora Cristina recomenda a introdução do uso do fio dental desde cedo e sugere aos pais que auxiliem a criança durante a limpeza para evitar acidentes. “O fio dental evita o aparecimento de cáries e mantém a gengiva saudável”, garante a odontopediatra.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial