Folhablu | Inovação tecnológica chega ao Brasil para intensificar o monitoramento de diálise domiciliar


Inovação tecnológica chega ao Brasil para intensificar o monitoramento de diálise domiciliar

Publicado em: 2017-06-29 14:37:31

O recém-publicado Censo Brasileiro de Nefrologia 2016 aponta que atualmente mais de 120 mil pacientes estão em diálise no Brasil. O número de clínicas não tem aumentado conforme a demanda e, hoje, há clínicas superlotadas na maioria dos grandes centros. Nesse contexto, a diálise peritoneal - realizada em casa - se destaca como uma alternativa para os pacientes.

 

No intuito de auxiliar profissionais de saúde, a Baxter, companhia com 60 anos de tradição em saúde renal, lança no Brasil o HomeChoice Claria, um aparelho equipado com o sistema chamado Sharesource, que permite o acompanhamento médico da diálise peritoneal domiciliar (DP), a distância. “Nossa intenção é aumentar ainda mais a confiança de médicos e pacientes na diálise peritoneal, proporcionando mais conforto ao garantir que as pessoas sejam tratadas sem sair de casa.”, afirma o doutor Ricardo Cunegundes, líder da área médica da Baxter no Brasil.

 

O sistema de gestão remota de pacientes com a plataforma Sharesource da Baxter consiste em uma plataforma de tecnologia bidirecional em nuvem que permite aos profissionais de saúde visualizar com segurança dados de tratamento relativos à diálise recém-concluídos, que são coletados automaticamente após cada sessão de DP. Esses profissionais podem agir sobre essas informações ajustando, de maneira segura e remota, as configurações dos dispositivos domésticos dos pacientes sem que estes precisem se deslocar até a clínica.

 

O sistema Sharesource também fornece à equipe de saúde do paciente uma melhor visibilidade dos seus tratamentos perdidos. Os profissionais de saúde podem, ainda, monitorar de maneira proativa o paciente, de modo a abordar quaisquer problemas potenciais.

 

“A expectativa é que o HomeChoice Claria proporcione mais segurança e eficácia à diálise peritoneal, ampliando a adesão pelos pacientes e maior indicação pelos nefrologistas. A Sociedade Latino-Americana de Nefrologia e Hipertensão espera que até 20% dos pacientes em diálise na América Latina utilizem a diálise peritoneal. O Ministério da Saúde brasileiro preconiza ampliação da diálise peritoneal como método de tratamento. Entretanto, no Brasil, o número de pacientes que vem fazendo uso desse método tem caído e hoje apenas 7% dos pacientes o utilizam”, afirma a doutora Carmem Tzanno, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

 

Este novo sistema ajudou profissionais de saúde a gerenciar mais de 150 mil tratamentos de diálise peritoneal (DP) realizados nas residências dos pacientes, segundo levantamentos apresentados no último Congresso Americano de Nefrologia. O marco do tratamento representa a aplicação de grande escala da primeira plataforma de saúde remota exclusivamente bidirecional para auxiliar no tratamento de diálise domiciliar.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial