Folhablu | Informação ao alcance de todos


Informação ao alcance de todos

Publicado em: 2016-06-07 11:15:46

Enquanto as autoridades públicas se concentram no desenvolvimento de programas de imunização e combate a doenças, entre outros, a saúde dos olhos é deixada de lado. Para se ter ideia, no Brasil, cerca 30 milhões de pessoas possuem algum problema visual e não têm acesso a medidas corretivas. Esse cenário torna-se ainda mais preocupante visto que US$ 272 bilhões são perdidos anualmente no mundo em produtividade devido à não correção. Diante disso e com o objetivo de fomentar o debate sobre o assunto, o Vision Impact Institute (VII) acaba de lançar sua plataforma online interativa 100% em português que reúne dados, relatórios e pesquisas sobre a questão da saúde visual.

 

“Para se ter ideia, uma simples correção visual pode aumentar o desempenho dos funcionários em até 20%”, esclarece Maureen Cavanagh, presidente mundial do instituto, acrescentando que a utilização da internet por 85,6 milhões de brasileiros (49,4% da população), segundo o IBGE, foi outro fator que contribuiu para o fornecimento das informações na língua portuguesa. “Com a tradução do conteúdo será possível alcançar de forma efetiva o maior país da América Latina e que, por exemplo, possui problemas graves de evasão escolar relacionados à visão não corrigida (22,9%, segundo o Mec)”, explica Cavanagh.

 

Como 80% das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas com soluções de baixo custo, o instituto pretende ainda convidar o governo, a classe médica, os líderes da indústria e partes interessadas influentes da causa a debaterem sobre os impactos socioeconômicos da baixa visão. “O objetivo é que a plataforma atue como um conector global de conhecimento, dados e soluções, aumentando assim a consciência sobre o impacto socioeconômico da deficiência visual (miopia, astigmatismo, hipermetropia e vista cansada). Além de incentivar e fomentar a pesquisa no país”, esclarece a presidente. Cavanagh informa ainda que o Vision Impact Institute recebe propostas de estudos e pesquisas que venham a gerar informação que mobilize a sociedade, empresariado e governo sobre as questões relacionadas à correção visual e seu impacto no dia-a-dia.

 

A plataforma interativa (www.visionimpactinstitute.org), além de fornecer pesquisas, estatísticas, artigos e reportagens relacionadas à saúde visual, permite que profissionais da área médica tornem-se colaboradores, enviando estudos recentes, artigos, matérias, etc. Para isso, basta acessar a página e enviar o material para avaliação da comissão do instituto. “É um amplo ambiente colaborativo com objetivo de promover conhecimento e conscientização”, conclui Cavanagh.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial