Folhablu | Governo catarinense se mobiliza contra a dengue


Governo catarinense se mobiliza contra a dengue

Publicado em: 2013-02-19 15:57:23

Santa Catarina registrou, este ano, 49 casos de dengue, em 20 municípios. Preocupada com esta situação, a Secretaria de Estado de Saúde está programando uma capacitação para médicos com o objetivo de prevenir e tratar a doença.

Foram registrados, no estado, 461 focos do mosquito da dengue. Segundo a gerente de Vigilância e Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Suzana Zeccer, a região oeste é a mais preocupante. A maior concentração de focos está em Chapecó.

As duas principais causas da disseminação do mosquito Aedes aegypti são as altas temperaturas associadas a chuvas intensas, comuns nesta época do ano. Suzana alerta que as condições propícias para a proliferação dos mosquitos devem se manter até março.

De acordo com o Programa de Controle da Dengue, os 49 catarinenses com confirmação de dengue foram infectados no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Acre, Amapá e Rio de Janeiro.

Segundo o médico infectologista Fábio Gaudenzi, os sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo, por trás dos olhos, nas articulações, e manchas vermelhas na pele. O primeiro passo quando houver suspeita da doença é hidratar-se e procurar um serviço de saúde. É importante evitar o uso de medicamentos como AAS, Melhoral e Aspirina. “A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde casos leves até quadros graves, podendo evoluir para o óbito”, alerta Fábio Gaudenzi.

A Secretaria de Estado da Saúde está organizando uma capacitação para médicos com o objetivo de prevenir e conter a dengue. Este treinamento será realizado por webconferência e estará disponível no site da secretaria para acessos futuros.

Como parte desta capacitação, já está no site da Secretaria da Saúde o Protocolo de Manejo Clínico da Dengue. Este manual trata dos casos suspeitos, como diagnosticar, como notificar a Vigilância Epidemiológica, investigação, quadros clínicos, manejos clínicos de pacientes em situação de risco, classificação de risco e classificação da dengue.


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados