Folhablu | Fórum debate panorama, prevenção e tratamento das hepatites virais


Fórum debate panorama, prevenção e tratamento das hepatites virais

Publicado em: 2018-05-24 14:23:24

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Ses) e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizam, no dia 30 de maio, o Fórum Catarinense sobre Hepatites Virais. Dirigido a profissionais da saúde, o evento ocorrerá das 13h às 17h, no auditório Antonieta de Barros, na Alesc, em Florianópolis.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.dive.sc.gov.br/hepatites . O evento está na sua segunda edição e reunirá autoridades federais e estaduais em saúde para debater os seguintes temas: Políticas e Perfil das Hepatites Virais no Brasil e em Santa Catarina, Tratamento das Hepatites B e C e Visão médica, Experiências Exitosas.

 

Além de discutir a importância do controle da doença, o encontro objetiva também propor debates sobre as novas tecnologias de diagnóstico, como o teste rápido para as Hepatites B e C, já incorporado ao SUS, a vacina contra a Hepatite B, também disponível na rede pública e novos tratamentos oferecidos que garantem melhor qualidade de vida aos portadores da doença.

 

“Nosso interesse é a capacitação e a atualização dos profissionais de saúde em relação ao tratamento, ao diagnóstico e à prevenção das hepatites. Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) atualizou os protocolos de tratamento da doença, em especial da Hepatite C, melhorando a qualidade da assistência, reduzindo a ocorrência de efeitos colaterais e oferecendo alternativas para os pacientes que não têm obtido resposta virológica positiva em seus tratamentos anteriores”, explica Eduardo Macário, diretor da Dive.

 

Nos últimos sete anos foram registrados em Santa Catarina 63 óbitos por Hepatite C e 22  por Hepatite B.  Para reduzir essas ocorrências é fundamental que a população em geral procure uma unidade de saúde para realização do teste rápido do diagnóstico da doença, e que as pessoas portadoras do vírus da hepatite busquem atendimento especializado e o tratamento correto o quanto antes.

 

O fórum originou-se da reunião realizada em 2017 entre a Gerência de Vigilância das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids e Hepatites Virais da Dive e o deputado estadual, Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc e autor do projeto que originou a Lei nº 15.615, e instituiu a Semana Estadual de Combate às Hepatites em Santa Catarina, a ser celebrada na terceira semana do mês de maio.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados