Folhablu | Especialista tira dúvidas sobre teste rápido para a Influenza


Especialista tira dúvidas sobre teste rápido para a Influenza

Publicado em: 2018-07-03 13:57:07

Com os recentes casos de epidemia do vírus Influenza ao redor do mundo nos últimos anos, grande parte da população, especialmente brasileira, fica apreensiva com sintomas que indiquem a gripe. Mas, um teste disponível em Blumenau pode auxiliar no exame dos médicos e permitir tratamentos mais rápidos, seguros e eficazes.

 

O médico pneumologista, Mauro Kreibich, do Hospital Dia do Pulmão, explica que o Teste Rápido para Influenza é uma ferramenta auxiliar para abordagem inicial dos quadros respiratórios infecciosos indefinidos, com sintomas como febre repentina e alta dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, além de coriza ou tosse. “Ele permite que a medicação antiviral específica para a Influenza, como Oseltamivir (Tamiflu) possa ser utilizada precocemente, de preferência nas 48h iniciais, evitando o agravamento de quadro clínico”.

 

O teste, que já é utilizado pelo Hospital Dia do Pulmão, é registrado na Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e só é realizado por solicitação médica. “Cabe a este profissional da saúde a sua interpretação e a prescrição adequada a cada quadro clínico”, esclarece Kreibich.

 

Conforme explica o médico, a sensibilidade do teste fica em torno de até 80% e especificidade de 100%, o que permite filtrar um contingente razoável de casos que seriam medicados somente com base sintomáticos.

 

Segundo literatura recente: “Isto deve levar a melhores resultados para os pacientes e diminuir custos de cuidados de saúde através da implementação rápida de medidas de controle de infecção e início de tratamento antiviral quando indicado, enquanto diminui investigações complementares desnecessárias e uso excessivo de antibióticos”, observa Mauro.

 

O pneumologista destaca que casos que apresentam sintomas mais sérios, definidos como Síndrome Respiratória Aguda Grave, são abordados dentro de um protocolo específico do Ministério da Saúde, exigindo internação hospitalar e notificação à Vigilância Epidemiológica.

 

O Teste Rápido de Influenza é feito com uma amostra da narina ou da garganta do paciente, obtida por meio de uma haste com algodão, parecida com as que se usa em casa na higiene das orelhas. O resultado fica pronto em torno de 15 minutos após a análise da coleta.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial