Folhablu | Dia nacional de conscientização do retinoblastoma: diagnóstico precoce previne cegueira infantil


Dia nacional de conscientização do retinoblastoma: diagnóstico precoce previne cegueira infantil

Publicado em: 2015-09-28 10:32:14

O retinoblastoma é o câncer intraocular mais comum na infância. Afeta um em cada 20 mil nascidos vivos, com maior incidência nas crianças com menos de 5 anos. Por iniciativa da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), a Lei 12.637 estabeleceu que 18 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

 

Esse tumor pode ocorrer em um olho ou em ambos, sendo que os bilaterais são sempre hereditários. A maioria dos casos ocorre ao acaso. A apresentação mais comum da doença é a do reflexo ocular branco ou “sinal do olho do gato". Outras manifestações da doença incluem o estrabismo, o eritema conjuntival (vermelhidão) e a diminuição da acuidade visual (redução do campo visual; a criança só enxerga o que está na frente dela, e não o que está ao lado).

 

O prognóstico depende, fundamentalmente, da extensão da doença quando é feito o diagnóstico. Mais de 90% dos casos detectados em estádio inicial são curáveis, grande parte deles com preservação da visão.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial