Folhablu | De olho na folia: spray de espuma e excesso de maquiagem podem ser vilões para os olhos durante o carnaval


De olho na folia: spray de espuma e excesso de maquiagem podem ser vilões para os olhos durante o carnaval

Publicado em: 2017-02-20 15:02:59

Oficialmente o carnaval não começou, mas a folia já tomou conta das ruas. Nesse período de festa tão aguardado, é importante ter atenção não só com a hidratação do corpo, mas também com a saúde dos olhos. Segundo o doutor Marcus Sáfady, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e consultor do Instituto Varilux da Visão, os danos causados pelo famoso spray de espuma, por exemplo, podem ser fatais, levando até mesmo, nos casos mais graves, a lesões oculares que podem comprometer a visão. “Quando a espuma cai nos olhos, pode causar vermelhidão, sensação de areia nos olhos, dor e todo tipo de reação alérgica”, explica o médico.

 

A venda do produto é proibida por lei em algumas regiões, mas não é unanimidade. Logo, para curtir a folia sem sustos é preciso alguns cuidados. “Caso a espuma caia nos olhos, primeiro deve-se lavar a área afetada com água corrente e caso os efeitos persistam ou a visão piore é preciso procurar um médico”, afirma Sáfady, acrescentando que a automedicação pode complicar ainda mais a situação, por isso é fundamental consultar um oftalmologista para o tratamento adequado.

 

Outro problema bastante comum nessa época é a maquiagem excessiva, que muitas vezes passa despercebida, principalmente, entre as mulheres. “É preciso cuidado ao usar sombras com purpurina ou glitter, por exemplo, pois caso caiam na vista, o material pode arranhar a córnea ou se alojar na pálpebra, causando irritação”, alerta o oftalmologista.

 

É preciso atenção também com o lápis de olho, já que na parte interior das pálpebras, onde ele é utilizado, ficam as glândulas de Meibômio, responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. “A obstrução destas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, podendo causar terçol”, explica o médico, destacando ainda que a remoção da maquiagem no fim do dia é fundamental para retirar resíduos que podem prejudicar a visão.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial