Folhablu | Como organizar a rotina do sono do bebê?


Como organizar a rotina do sono do bebê?

Publicado em: 2018-05-18 11:39:51

Muitos pais têm recorrido a consultoria do sono materno-infantil, um serviço especializado no sono infantil, que auxilia na construção e adaptação de uma rotina de sono de qualidade para o bebê e para toda a família. Em Santa Catarina, uma das únicas profissionais nesta área é a consultora Ana Paula Franz, com certificação internacional pela IMPI (International Maternity & Parenting Institute).

 

A especialista alerta que a partir dos seis meses já é possível estabelecer uma rotina com bons hábitos de sono para os bebês, e o segredo para obter sucesso, é a repetição da rotina todos os dias.

 

De acordo com a consultora, uma rotina ao contrário do que muitos pais pensam, não pode ser engessada. Precisa haver flexibilidade. A rotina não tem regra, ela deve ser construída juntamente com a família, de acordo com as necessidades e dinâmica de cada um.

 

“Tanto para as sonecas quanto para o sono noturno, é importante que a mãe crie um ritual para o bebê entender que chegou a hora de dormir. Isso causa além de previsibilidade, calma e tranquilidade na criança”, explica Ana.

 

Muitos pais pensam que as sonecas durante o dia são prejudiciais para o sono noturno, mas a especialista alerta que quanto mais descansado o bebê estiver, melhor será a noite de sono dele. As horas de sono variam de acordo com a idade, quando um bebê é recém-nascido, ele dorme cerca de 16 a 18hs por dia, sendo dividas entre dia e noite. Conforme vai crescendo as necessidades do dia diminuem e da noite aumentam, chegando por volta de 11 a 12hs noturnas com 1 ano de idade e 2 a 3hs de soneca no dia.

 

“A Sociedade Brasileira do Sono recomenda que crianças até 7 anos de idade estejam dormindo até as 20hs. Isso respeita o ciclo natural do organismo de um bebê, não o deixando extremamente exausto”, finaliza a consultora.

 

O serviço de consultoria do sono consiste em auxiliar gestantes e famílias com bebês e crianças de até cinco anos que estejam enfrentando dificuldades para dormir. Ana Paula, junto com a família, utiliza técnicas para entender o que está acontecendo com a criança, adequar o ambiente, compreender a rotina e estabelecer hábitos saudáveis para promover o melhor sono possível para todos.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial