Folhablu | Agentes comunitários de saúde passam por treinamento na BRK Ambiental


Agentes comunitários de saúde passam por treinamento na BRK Ambiental

Publicado em: 2018-07-04 11:32:54

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde. Isso porque a coleta e o tratamento reduzem o risco de doenças como Hepatite A, Giardíase, Disenteria, Febre Tifóide, Cólera, Ascaridíase e Leptospirose. É para disseminar ainda mais essa informação e reforçar a importância da implantação do sistema público de esgoto em Blumenau que cerca de 100 agentes comunitários de saúde passarão por um treinamento da BRK Ambiental.

 

Em parceria com a Escola Técnica do SUS doutor Luiz Eduardo Caminha, vinculada à Secretaria de Promoção da Saúde, a concessionária proporcionará quatro visitas específicas a esses profissionais na Ete Fortaleza. Os encontros estão agendados para os dias 13 e 27 de julho e 3 e 10 de agosto, às 9h. Os agentes comunitários que participam desta visita técnica estão realizando o curso de formação que tem 400 horas e deve ser finalizado dia 16 de agosto. A enfermeira e coordenadora técnico pedagógica do Curso de Formação Inicial dos agentes, da Etsus Blumenau, Daniela Maysa de Souza, explica que esse conhecimento irá auxiliar no dia a dia dos agentes junto à comunidade. "Eles poderão trabalhar com atividades de educação em saúde e possibilitar uma visão ampliada do processo saúde doença, com seus fatores determinantes e condicionantes".

 

O agente comunitário de saúde é quem apoia as pessoas em relação a saúde básica, promovendo a prevenção, mapeando e encaminhando quem necessita dos serviços e fiscalizando a violação de direitos. Para o diretor de Operações da BRK Ambiental em Blumenau, Edi Bortoli, como os agentes atuam nas suas comunidades, eles têm uma grande força no discurso. "Esse profissional tem um papel fundamental para divulgar informações de interesse que muitas vezes as pessoas não têm acesso. Ele possui um vínculo e acreditamos que a comunidade compreenderá melhor os benefícios do tratamento de esgoto não só para o meio ambiente, mas para a sua saúde", ressalta.

 

O treinamento dos agentes comunitários de saúde é mais uma iniciativa da BRK Ambiental para trabalhar conjuntamente com a Prefeitura de Blumenau, como já é feito com o cronograma de obras. A expectativa é fechar o ano com coleta e tratamento de esgoto para 44% da população. O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, percebe o saneamento básico como uma questão de saúde pública e acredita que esse trabalho conjunto entre a BRK Ambiental e os agentes é fundamental. “Nossos servidores precisam estar cientes do trabalho feito no tratamento de esgoto e levar isso à comunidade. Eles são nossa fonte de ligação direta com as pessoas e a maneira mais rápida de fazermos a população entender o quão importante é o tratamento de esgoto. Esgoto tratado é qualidade de vida, é saúde pública e tudo isso em conjunto é desenvolvimento social para a sociedade", finaliza.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados