Folhablu | Acompanhantes no hospital espalham infecção


Acompanhantes no hospital espalham infecção

Publicado em: 2016-01-11 10:24:39

Pacientes hospitalizados e seus familiares que não lavam suas mãos contribuem para a disseminação de infecções hospitalares. Pelo menos, essa foi a conclusão de um excelente estudo realizado no Canadá.

 

Após acompanhar centenas de pacientes em uma enfermaria de transplante de órgãos durante um ano, a equipe de pesquisadores descobriu que os pacientes lavavam suas mãos menos de 30% das vezes após irem ao banheiro - e ainda mais raramente após entrar ou sair de outros ambientes.

 

Todo mundo tá careca de saber (eu pelo menos estou, literalmente) que certas infecções podem ser transmitidas através das mãos, e lavar as mãos é uma medida crucial para evitar este problema. O papel dos profissionais de saúde na transmissão de infecções por meio do contato manual já foi estudado e dissecado nos mínimos detalhes, e treinamentos e palestras são realizadas periodicamente para enfatizar a importância de lavar as mãos corretamente. Mas pouquíssimos estudos avaliaram o potencial de pacientes e seus acompanhantes em espalhar infecções pelo hospital, para os outros e até para si mesmos.

 

No estudo canadense, dos 279 pacientes acompanhados, 30% lavavam suas mãos após utilizar o banheiro, 40% na hora das refeições, 3% na hora de usar o refeitório, 3% ao entrarem em seus próprios quartos e 7% ao deixarem seus leitos. As mulheres lavavam as mãos mais frequentemente que os homens.

 

Alguns estudos anteriores a este mostraram que, quando os pacientes são instruídos a lavarem suas mãos pelo menos 4 vezes ao dia, as epidemias de doenças respiratórias e gastrintestinais no hospital reduzem significativamente.

 

A mensagem é simples: limpe suas mãos. Isso irá evitar que você pegue e transmita infecções, especialmente se frequenta ambientes hospitalares. Fala sério, custa quase nada.

 

Por Alessandro Loiola

Médico, palestrante e escritor

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial