Folhablu | Nutrientes em cápsulas são fortes aliados nos cuidados com a pele, cabelos e unhas


Nutrientes em cápsulas são fortes aliados nos cuidados com a pele, cabelos e unhas

Publicado em: 2016-07-03 21:30:39

"Você é o que você come". É comum escutarmos essa frase de amigos, familiares ou especialistas da área da saúde. Manter uma alimentação balanceada e saudável não é nada fácil. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alimentação de quase 90% da população no Brasil não atende as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda o consumo de 400 gramas diários de frutas, legumes e verduras.

 

 

Para suprir essa defasagem, que pode afetar o metabolismo e prejudicar as funções do organismo, muitos médicos e nutricionistas vêm prescrevendo o preparo em farmácias de manipulação de uma nova categoria de produtos que propiciam melhora no corpo e na mente, trazendo resultados para a saúde da pele, cabelos e unhas. Os nutracêuticos são compostos extraídos dos alimentos e que trazem benefícios à saúde e ao bem-estar.

 

Tema recorrente nos congressos internacionais, os nutracêuticos ganham força na dermatologia atual por tratarem a pele de dentro para fora. Eles apresentam mecanismo de ação definido, provocando alterações no sistema biológico e, consequentemente, auxiliando na prevenção e no tratamento de distúrbios orgânicos. Esses compostos concentram ingredientes bioativos como fibras, lactobacilos, substâncias antioxidantes (como licopeno e flavonoide) e gorduras do tipo ômega-3, consideradas benéficas para o sistema cardiovascular.

 

De acordo com a farmacêutica e presidente da Anfarmag Regional Minas, Andrea Kamizaki, os nutracêuticos são indicados como alternativa para melhorar a qualidade de vida e diminuir a incidência de doenças ligadas a padrões de uma alimentação desequilibrada. “Os nutracêuticos auxiliam na prevenção e tratamento de doenças como obesidade, diabetes, ansiedade e depressão”, explica. E acrescenta: “Também são indicados em tratamentos dermatológicos como de acne, fortalecimento das unhas, fortalecimento capilar, prevenção do envelhecimento, antioxidantes, bronzeamento, entre outros”.

 

Segundo Kamizaki, os nutracêuticos surgiram da necessidade de nutrir internamente o corpo, já que a maioria das pessoas não consome a quantidade diária necessária de nutrientes capazes de oferecer proteção adequada. “Eles são considerados uma arma a mais no combate aos radicais livres”, comenta. Reconhecidos pela Anvisa na categoria de alimentos funcionais, os nutracêuticos geralmente são utilizados nas formulações compostas de vitaminas, minerais, fitoterápicos, aminoácidos, metabólicos, extratos ou combinações dos princípios ativos.

 

A fórmula das cápsulas ou shakes é feita segundo a análise do paciente. Trata-se de um produto personalizado que varia de acordo com o ingrediente e a indicação. “Durante a preparação, os medicamentos são feitos respeitando a quantidade que o paciente precisa para restabelecer sua saúde”, conta Kamizaki.

 

A farmacêutica alerta que nenhum cosmético oral deve ser tomado sem a orientação de um profissional prescritor habilitado. "Primeiro é preciso procurar um especialista para diagnosticar a real necessidade do uso de nutracêuticos. Por meio de exames, é possível ver se há alguma alteração metabólica ou hormonal, por exemplo, e também as contraindicações", explica.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial