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Três dicas para vencer a ansiedade

Publicado em: 2015-10-07 13:29:41

Quem sente ansiedade sofre bastante com isso. É uma emoção desagradável e para muitas pessoas é até mesmo perturbadora. Sentir-se nervoso e com medo é algo ruim e também está ligado à ansiedade.

 

Quando o pensamento fica agitado e fora do equilíbrio qualquer coisa externa pode tomar uma proporção ainda maior. Acontecimentos novos, como mudança de trabalho, uma viagem, por exemplo, podem gerar algum tipo de reação especial e, com isso, algumas pessoas sentem um grande desconforto e agitação que vem acompanhado de alterações físicas e emocionais.

 

Sintomas físicos

 

  • Coração acelerado

  • Boca seca

  • Músculos tão tensos que doem

  • Angústia

  • Facilmente assustado

  • Agitação e inquietação

  • Problemas estomacais

  • Respiração curta

  • Rosto vermelho (não devido ao calor)

  • Calafrios

  • Tontura

  • Transpiração (não devido ao calor)

  • Tremor no corpo

 

Sintomas emocionais

 

  • Concentração prejudicada

  • Qualidade do sono ruim e dificuldade para relaxar e conseguir dormir

  • Sensação de incapacidade para lidar e resolver as dificuldades da vida

  • Nervosismo, irritabilidade, falta de paciência

  • Medo

  • Necessidade acima da media de proteção

  • Preocupação com o que está por vir

  • Dificuldade de se concentrar no presente

 

Para você se curar da ansiedade comece a cuidar dos pontos importantes de cura:

 

Hipnose ericksoniana

 

É uma técnica moderna no tratamento individualizado da ansiedade. O significado da palavra hipnose vem do grego hypnos, sono. Mas na verdade não é bem isso que acontece com a mente durante o estado hipnótico. A hipnose modifica o padrão de consciência; o indivíduo focaliza sua atenção por meio de uma indução ou de uma autoindução, concentrando a mente e direcionando seus pensamentos, com isso, intensificando a atividade cerebral (que é o oposto de quando estamos dormindo). Isso tudo é um processo muito diferente de relaxar e dormir.

 

Durante o tratamento psicológico através da hipnose acontecem novos aprendizados, reorientação, recuperação e modificação para respostas mais saudáveis e de bem com a vida.

 

A eficácia da técnica vem do respeito pelo indivíduo como um todo. Cada ser é único na sua história, vivência e aprendizado. Por isso mesmo, o tratamento também é feito de forma única, não há regras muito delimitadas, pois cada caso merece uma atenção exclusiva. Durante o processo de cura, o cliente aprende novas respostas mais saudáveis aos estímulos habituais do dia a dia. Afinal, é bom poder ter opções na vida.

 

A hipnose é uma técnica segura e renomada. Havendo necessidade de tratar-se com essa técnica, procure um especialista para um tratamento adequado e de sucesso.

 

Treine a mudança do foco de atenção

 

Sua energia está onde sua atenção está. Seus pensamentos ditam sua saúde mental. Cuide do que pensa, do que fala e do que faz. Para diminuir a agitação mental que lhe causa ansiedade, nervosismo e mesmo insônia, você pode praticar um exercício de foco de atenção:

 

  • Feche seus olhos, respire profundamente 3 vezes, concentre-se no ar que entra e no ar que sai. Agora preste atenção no último pensamento que teve. Pode silenciar sua mente até o próximo pensamento?

  • Observe o que vem à sua mente e qual a velocidade das mudanças dos pensamentos. O que está pensando? Faça uma lista mental das suas ideias. Abra seus olhos e faça, então, a lista escrita dos pensamentos. Agora escolha conscientemente pensar em outra coisa. Escolha algo bom, relaxante e alegre. O que escolheu pensar?

 

Deixe o que passou no passado, liberte-se

 

Você sabe que não pode mudar o que viveu, mas pode aprender a não carregar com você até hoje seu passado. Quando você estiver pensando algo negativo e que lhe magoou ou que lhe fez mal, mude a sequência das ideias e aprenda a libertar-se:

 

  • Feche os olhos, concentre-se na respiração profunda, lenta e muito agradável. Imagine aquilo que te fez sofrer dentro de um avião. E você está fora dele. Você está com os pés no chão e o avião voa alto. Ele leva para o passado aquilo que deve ficar ali. Seu momento presente é agora e esse avião vai embora levando o que for preciso dentro dele. Perceba a mágoa, sofrimento e dor indo embora dentro do avião que voa alto e distante de você.

 

Por Adriana de Araújo

Psicóloga, coach, palestrante e escritora

 


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