Folhablu | Personalidade pode influenciar no estilo de administração do tempo


Personalidade pode influenciar no estilo de administração do tempo

Publicado em: 2013-03-13 16:18:04

 

Pode-se dividir o tempo em três partes: passado, presente e futuro. E consequentemente, essa também será a maneira como as pessoas se orientam perante o tempo. A Programação Neurolinguística (PNL) fala sobre os estilos de escolhas que os indivíduos fazem. Dessa forma, haverá pessoas que priorizarão o passado, outras o presente, e ainda aquelas que escolherão o futuro. Sejam essas escolhas feitas conscientemente ou inconscientemente através de aprendizado. É verdade que todos vivem no presente, entretanto, há pessoas cujo pensamento está em outros momentos, seja revivendo o passado ou imaginando o futuro. Justamente por isso, essa orientação temporal também influencia na maneira de cada um reagir às diversas situações do dia a dia.

 

Uma pessoa que prioriza o passado tende a ter um comportamento:

- Conformista: de pouco questionamento. Aceita os fatos como são, entretanto deixa de criar outras opções além das que já possui. Acomoda-se com o que tem e com o que pensa.

- Conservador: mantém e conserva hábitos, muitas vezes, repetindo continuamente padrões. Preserva e resguarda lembranças, objetos, comportamentos, entre outros.

- Saudosista: relembra antigas situações vividas com tendência a superestimar o que aconteceu. Dessa forma, valoriza esses momentos mais do que o que está acontecendo agora e os que poderão vir a ocorrer.

 

Uma pessoa que prioriza o presente tende a ter um comportamento:

- Prático: rápido na execução do que for preciso. Aplica o que conhece na teoria. A praticidade vem do saber provindo da experiência.

- Imediatista: quer resultados rápidos, quase que instantâneos, embora, sem medir ou pensar nas futuras consequências de seus atos. Às vezes, se esquece de que é preciso esperar para poder colher os frutos do que se plantou.

- Objetivo: ação direta, sem rodeios. Tendência a ser imparcial, ao uso da lógico, pensamento racional.

 

Uma pessoa que prioriza o futuro tende a ter um comportamento:

- Sonhador: cheio de desejos e fantasias, utiliza-se da imaginação para idealizar novas situações para sua vida. Em alguns momentos, usa de devaneios para fugir do que tem, sem enfrentar a realidade.

- Idealista: que tende a planejar e projetar novas ideias com o intuito de torná-las palpáveis. Entretanto, alguns pensamentos existem somente na ideia e no imaginário de cada um, que reúne toda a perfeição concebível, mas distante dos fatos reais.

- Futurista: com ideias arrojadas e inovadoras, até mesmo fantásticas para o momento, vislumbra no presente o que poderá acontecer no futuro.

 

Nos relacionamentos, sejam eles pessoais e/ou profissionais, o tempo individual pode ter uma relação importante nessa dinâmica. Na convivência com os demais, o tempo é uma forma de interação.

 

As pessoas, de modo geral, possuem um pouco de cada aspecto citado e alguns desses comportamentos prevalecem. O ideal é a busca de equilíbrio entre o passado, presente e futuro, pois não existe um aspecto melhor que outro para se escolher e viver a vida. “Todos os caminhos levam a Roma”, mas qual será o melhor caminho a ser percorrido? E uma vez tomada uma decisão ainda assim podemos fazê-la novamente. Afinal, a viagem não é apenas o chegar lá, mas todo o percurso, seja ele vivido ontem, hoje ou amanhã. Durante todo o trajeto, deve-se aproveitar cada instante, cada minuto do que se tem no momento com todas as histórias vividas e as imaginadas.

 

As técnicas da PNL são muito usadas no processo de coaching. São ferramentas muito úteis para o autoconhecimento e também para lidar melhor com  as pessoas a volta. Com isso é possível estabelecer metas e objetivos viáveis a serem alcançados.

 

Use seu tempo de forma produtiva para ser feliz hoje e também na melhoria do que quer para o seu futuro.

 

Por Adriana de Araújo

Psicóloga

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial