Folhablu | Perguntas eficientes que ajudam a solucionar os problemas


Perguntas eficientes que ajudam a solucionar os problemas

Publicado em: 2011-03-06 17:51:36

O processo de coaching de vida é conhecido pelas perguntas eficientes que fazem parte de princípios da programação neurolinguística. É uma técnica rica em conduzir dentro de cada pessoa um melhor estado emocional, com ações e resoluções necessárias. Dessa maneira, o sucesso fica mais próximo.

Seguem algumas ideias que podem lhe dar uma direção e facilitar o processo de superação e ação.

1 - Onde está seu foco de atenção hoje? Está no problema ou na solução? Você pode e deve focar sua energia no que quer ao invés de focar no que não quer ter. O primeiro passo é ter conhecimento de suas ações no presente e como você está agindo. Isso facilitará o processo de mudança.

2 - Você já fez algo para solucionar essa questão? O que foi? O que pode fazer diferente agora especificamente com o aprendizado dessa experiência passada de tentativa de resolução? Reconhecer os aprendizados e fazer uso deles é um processo sábio de crescimento. Enquando você ainda não tem o que quer, saiba que suas experiências não devem, por causa disso, ser classificadas com a palavra fracasso. A vida é feita de aprendizados e lapidação para chegar aonde ser quer.

3 - O que você pode fazer para melhorar sua ação e a qualidade do que você faz? Como pode fazer diferente daqui para frente? Use a ideia do bom senso na criação de suas metas. Se quer fazer algo novo, se quer mudar um pensamento, uma ação, chegar em algum lugar, saiba as opções que podem lhe proporcionar o que você quer.

4 - Quando um desafio é grande, você pode e deve dividi-lo por etapas e focar suas energias em cada parte do processo de forma individualizada, como sendo quase que partes autônomas de ação. Você pode lidar com tudo ao mesmo tempo e terá dificuldade de ação e agilidade, ou você pode separar e se comprometer com o que você consegue no tamanho adequado e real das suas capacidades no momento presente.

5 - Suas ações estão alinhadas com seu objetivo? Se você continuar fazendo o que faz, vai alcançar seus objetivos num futuro próximo? Suas atitudes devem condizer com o que você almeja, por isso devem estar em perfeita harmonia. Isso encurta o caminho e poupa tempo. Suas ações farão total diferença. Palavras chaves: foco, energia, direção.

6 - Você está comprometido com seu objetivo? Quando você se propõe a mudar e agir, é importante estar focado, direcionado para onde quer chegar, com isso, estar centrado é fundamental. A ação para o sucesso do que deseja deve estar em plena sintonia com os pensamentos.

7 - Qual seu intuito, qual sua intenção em alcançar a superação do seu problema? É necessário saber "para que" você quer o que quer. E então deve saber quais são as reais intenções por trás do seu desejo e aí sim verificar se são atrativas para montar uma ação.

8 - Quem você conhece que sabe fazer o que você quer, ou seja, que tem qualidade na execução do que você almeja ter? Como especificamente essa pessoa consegue o resultado que você deseja? Quais são as estratégias, o modo de pensar, de agir e fazer acontecer dessa pessoa? Quem já sabe fazer tem um caminho pronto. Você pode aprender com essa pessoa como parte da primeira etapa e depois de entender o processo pode criar sua própria forma de viver a sua vida para alcance de superação.

9 - Quem você conhece que superou esse problema? E como essa pessoa fez isso? As pessoas que já superaram podem ter feito de forma consciente ou inconsciente, por isso, estudá-las, compreender o mecanismo de ação pode ajudar e muito o seu processo de melhoria pessoal.

10 - Você conhece os caminhos de resolução do seu problema? Quais são? Antes de tomar uma atitude e resolução, estude as possibilidades. Tendo opções, isso lhe dá liberdade de ação e escolha.

11 - Qual seu prazo de resolução e superação? As metas com prazos lhe ajudarão na questão da ordem e organização, com isso facilitará o alcance do seu objetivo final. Tenha metas e regras bem claras para você poder agir.

12 - Como será sua vida depois que você mudar? Como especificamente sua vida será diferente? Prepare sua mente para quem você quer vir a ser. Visualize, ouça, sinta, interaja com as mudanças que estão por vir na sua vida.

Você pode agora, a partir dessas 12 perguntas acima, montar seu próprio questionário e então você poderá aprender a fazer as perguntas certas a você mesmo, que lhe ajudarão na resolução dos problemas, produzindo paz, bem-estar e sucesso pessoal.

Por Adriana de Araújo

Psicóloga

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial