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Importância de dormir bem

Publicado em: 2012-06-08 14:16:00

Embora algumas pessoas achem que dormir é “perda de tempo”, o sono é fundamental para a sobrevivência e qualidade de vida; é uma necessidade humana básica. Esse momento de descanso e repouso profundo é importante para o bom funcionamento do corpo e mente.

São muitas as pesquisas cientificas que tratam de assunto que comprovam a importância do dormir bem. Porém, ainda assim, são grandes os mistérios sobre o tema, afinal, não sabemos exatamente as razões da existência do sono. O que se sabe é que durante esse período, acontece uma espécie de reorganização interna da mente e do corpo e que a privação do sono pode ser fatal.

Quem não dorme bem, costuma sentir: cansaço; sonolência durante o dia; dificuldade de concentração; alteração de apetite (aumento ou perda); descontrole (agir com atitudes agressivas); alteração do humor; impulsividade; etc.

Para evitar esses e outros problemas decorrentes de uma noite mal dormida é preciso cuidar bem do tempo que você destina ao seu sono. Para que haja qualidade na execução de atividades do dia a dia, seja para quem estuda, trabalha, cuida da casa, etc, o cuidado com o sono é fundamental. Um dia que rende bem é fruto de uma noite bem dormida.

Dicas para dormir melhor

- Respiração: a respiração ajuda a acalmar a mente e ao mesmo tempo relaxa o corpo. Respirar profundamente e lentamente por alguns minutos pode ser suficiente para mudança do padrão acelerado do dia a dia e com isso proporcionar bem-estar e relaxamento e isso facilita o dormir bem.

- Relaxamento corporal: para que o sono seja bom, estar relaxado facilita muito. O relaxamento corporal pode ajudar qualquer pessoa a entrar no processo do sono. Isso pode acontecer espontaneamente ou propositalmente. Você pode se programar para relaxar o corpo com movimentos de contração e soltura, por exemplo, ou apenas movimentos leves repetitivos.

- Foco de atenção: quem não consegue dormir, normalmente, está com a mente cheia de pensamentos e, muitas vezes, desorganizados. É como se o cérebro estivesse em alerta, pronto para uma emergência, e então, incapaz de relaxar e se permitir desligar dos pensamentos importantes para que aconteça o dormir profundo. Existem vários exercícios que ajudam a direcionar e organizar as ideias para um sono repousante. Uma das técnicas é antiga, famosa e muito útil: contar carneirinhos. Sim, e para quem tem dúvida da eficácia, eu garanto que isso ajuda de verdade. E vou explicar o porquê. Ao contar, é preciso parar de pensar em assuntos que são “excitantes e/ou estimulantes” (coisas boas, problemas, ou mesmo situações do dia a dia) e então focar nos números e nas imagens que vêm à mente.

- Anotar os pensamentos: colocar no papel proporciona efeito relaxamento e ajuda a organizar a mente desorganizada. Escrever os pensamentos, fazer listas e dar ordem às ideias que o impedem de dormir pode ser muito útil.

- Escolher o que vai pensar: no momento de deitar na cama, você pode se propor a escolher os pensamentos que quer pensar. Assim como temos hábitos para certas atividades, banho, alimentação, sono, etc, podemos criar para os pensamentos. Essa ordem ajuda no relaxamento físico e mental.

Sucesso na busca do dormir bem. Que você encontre aquilo que procura. Bom descanso no momento oportuno e bons sonhos quando for dormir.

Por Adriana de Araújo

Psicóloga

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br


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