Folhablu | Hipnose, alimentação e atividade física


Hipnose, alimentação e atividade física

Publicado em: 2011-02-24 05:16:16

A hipnose origina-se da palavra "hypnos", que em grego significa sono; porém é classificada como um "estado diferenciado de consciência", em que com os olhos fechados ou abertos pode se ouvir e perceber tudo que ocorre ao redor de forma mais concentrada, focada e direcionada.

É comprovado que muitos dos casos de obesidade ou sobrepeso têm origem de fundo emocional e não fisiológico, ou seja, não é um problema de metabolismo, mas sim a forma e a quantidade de comida, muitas vezes ingerida inadequadamente, seja por ansiedade ou por outras questões de fundo emocional. Por isso, a hipnoterapia, trata o indivíduo em sua totalidade (mente e corpo), e o profissional qualificado para esse tratamento faz a integração das partes em seu melhor funcionamento, contribuindo e muito para uma grande qualidade da sua vida.

As causas de engordar devido a fatores emocionais comumente são (mas vale ressaltar que é importantíssimo entender a história de vida de cada pessoa): angústia, ansiedade, carência, compulsão, distorção da autoimagem, depressão, etc. Essa é uma parte fundamental do tratamento e em complemento é preciso também recorrer à reeducação alimentar, para uma alimentação adequada e saudável, com prática de atividade física para uma melhor qualidade de vida, que você também pode, havendo interesse, encontrar outras dicas e orientações no meu primeiro livro, O Segredo para Emagrecer, da Editora Universo dos Livros, de 2007. A integração das áreas como psicologia, atividade física, reeducação alimentar e em alguns casos específicos é também indicado à psiquiatria, são de grande valia para um resultado formidável e consistente.

Durante a hipnose a pessoa não perde a consciência ou fica como se estivesse dormindo, mas põe a “mente para funcionar em um estado melhor de atenção” e justamente por isso pode aprender uma nova e melhor forma para mudar suas atitudes na vida em relação à alimentação.

É muito comum as pessoas pensarem que através da hipnose o caminho da cura se dá quando se induz ao sono profundo para resgatar episódios que interferem em atitudes atuais, mas esse é apenas mais um dos caminhos do tratamento, e que nem sempre é o mais indicado. É muito importante o estudo individual de cada paciente para a escolha do que ajudará com eficácia para perda de peso.

A hipnose também pode ser de extrema utilidade para aumentar a performance da atividade física, pois é possível saber a razão da ansiedade ou distorção da autoimagem, como também mudar hábitos, sugerindo mudanças no estilo de vida, como aumento da sua motivação, de modo que os exercícios podem se tornar uma parte de seu dia a dia e com resultados mais elaborados também. É possível programar a mente e o corpo para novos resultados de alta performance esportiva.

Esse aspecto da motivação é um dos problemas mais comuns em relação aos exercícios físicos, uma vez que muitas pessoas encontram dificuldade de obter “força de vontade” para tornar os exercícios uma parte da vida. Algumas pessoas sentem como uma obrigação, mas é possível transformar em uma parte prazerosa da vida.

Durante o tratamento, é possível “instalar” uma nova forma de lidar com os alimentos e criar novos hábitos cotidianos de realizar atividades físicas e conscientização daquilo que emocionalmente estava inadequado e insatisfatório, levando ao sobrepeso. Desse modo, é seguro afirmar que o tratamento busca o equilíbrio para evitar que o indivíduo caia no "efeito sanfona".

Por Adriana de Araújo

Psicóloga

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial