Folhablu | Governando o tempo


Governando o tempo

Publicado em: 2012-08-29 14:41:20

Justamente por ser impossível de ser percebido pelos sentidos, o tempo não pode ser tocado, ouvido, cheirado, saboreado ou visto, e sendo assim, o homem criou diversas maneiras de poder medi-lo. Antigamente, as civilizações usavam os astros, inclusive as fases da Lua, para calcular o tempo. Naquela época, esse procedimento era bastante utilizado para iniciar os trabalhos com a terra, tanto de preparação, quanto de plantio e colheita. Durante o período das grandes navegações, o mesmo procedimento também era usado para se mensurar o tempo, mas sua importância passou a ser outra: usava-se o tempo para poder determinar a direção e a força dos ventos que levariam os navegadores a cruzar os oceanos.

Hoje o tempo pode ser entendido como sendo muito mais do que apenas uma unidade de medida e um instrumento de orientação no espaço. Pode ser compreendido também como uma forma de mensurar a vida.

O tempo é algo externo a nós, mas mesmo assim, podemos governá-lo. O tempo é praticamente todo nosso se fizermos uma aliança com ele. Comandar o tempo é acima de tudo organizar a própria vida dentro das 24 horas recebidas a cada dia por todos. Sendo assim, administrar a si mesmo é a base para poder governar o tempo.

Administrar as atividades do cotidiano se torna uma tarefa obrigatória para quem quer realizar e concluir seus afazeres.

É fundamental:

- Avaliar a real necessidade desse desejo

- Ter objetivos claros, definindo previamente o que se quer

- Criar um plano de ação para executar o que se precisa. Será feito de uma única vez ou haverá etapas?

- Mensurar o tempo gasto que cada atividade requer para ser executada

- Estimar quem melhor pode realizar a tarefa, você mesmo ou outra pessoa?

- Qual o prazo?

Governar o tempo é literalmente um treino e, quanto mais se pratica, mais se cria a possibilidade de se alcançar a excelência. É poder nadar a favor da maré e não contra ela. Fazendo uma analogia com o mar, a melhor maneira de sair da água que lhe puxa para trás é nadando lateralmente em relação a correnteza, jamais contra ela.

Desfrute do tempo que você tem criando novas e melhores formas de viver sua vida.

Por Adriana de Araújo

Psicóloga

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial