Home »
O País
Prefeito confirma doação de terreno e melhorias para Vara Itinerante
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz, confirmou a doação de um terreno para a Justiça do Trabalho. No município, que não possui Vara do Trabalho, funciona periodicamente uma Vara Itinerante da jurisdição da Vara de Sorriso.
As condições de funcionamento dessa Itinerante também serão melhoradas, conforme garantiu o prefeito durante visita do presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Osmair Couto, a Lucas do Rio Verde.
A visita fez parte da programação da caravana Estradeiro Trabalhista, que percorreu Sorriso e Diamantino, municípios que sediam varas trabalhistas.
Com relação à Itinerante em Lucas do Rio Verde, o prefeito afirmou que até o próximo mês de abril irá viabilizar um espaço mais adequado à realização de audiências, tendo sinalizado inclusive com a construção, no terreno doado, de sede para abrigar uma unidade da Justiça do Trabalho. Essa obra atenderia à Itinerante e, futuramente, abrigaria a vara a ser instalada no município.
O presidente do TRT garantiu o envio imediato à prefeitura do projeto padrão do tribunal, com as especificações aplicadas à construção de varas do trabalho. Quanto à criação de uma Vara do Trabalho em Lucas, o desembargador Osmair comprometeu-se a enviar a Brasília anteprojeto, conforme estudo que está sendo desenvolvido pela Comissão Permanente de Avaliação Jurisdicional, criada pela Portaria 27/2010.
A instalação de uma vara no município atenderia a antiga reivindicação da OAB local, conforme explicaram os advogados Valdir Miquelin e Abel Sguarezi, ex e atual presidente da OAB local, respectivamente.
Para conhecer a realidade do município que quer sediar uma Vara do Trabalho, o presidente do tribunal aproveitou para acompanhar o prefeito em uma visita pelo distrito industrial e outras regiões da cidade.
Durante os compromissos mantidos em Lucas, o presidente do TRT esteve acompanhado da juíza Cláudia Servilha; do diretor geral do tribunal, Ércio Lins; do secretário geral da presidência, Adalberto Balão; do secretário de Patrimônio e Logística, Cristóvão Maciel; e do assessor de Gestão Estratégica, José Barbosa. A Estradeiro contou ainda com a participação dos secretários de Gestão de Pessoas, Willians Kauffmann, e de Tecnologia da Informação, Marcelo Kobayashi; e do coordenador de Comunicação Social, Nelson Ferraz.